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Ementário (em construção)

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 16h32 | Última atualização em Domingo, 26 de Setembro de 2021, 21h10 | Acessos: 6268
NOME TEORIAS DA IMAGEM
CH 60
CÓDIGO CFA0003
NÍVEL GRADUAÇÃO
MODALIDADE PRESENCIAL
NATUREZA OBRIGATÓRIO

EMENTA

A origem, a presença e o destino das imagens. Iconoclasmo e iconofilia. A imagem como representação, presença, aparição. Imagens ativas. Construção e representação do imaginário contemporâneo. Do real ao virtual, passagens da imagem.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2015.
AUMONT, Jacques. A imagem. 8. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu, Cláudio César Santoro. Campinas: Papirus, 2004.
FLUSSER, Vilèm. O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2009.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Trad. Ana Lucia de Oliveira. São Paulo: editora 34, 2006.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. São Paulo: Ed. Zahar, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BELAUNDE, Luisa Elvira. Kene. Arte ciência y tradicion em diseño. Lima; Instituto Nacional de Cultura, 2009.
CASA NOVA, Vera; MAIA, Andréa Casa Nova (orgs). Ética e imagem. Belo Horizonte, C/Arte, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. Trad.: Paulo Neves. São Paulo; Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós, 2 (4) 2013.
LAGROU, Els; SEVERI, Carlos. Quimeras em diálogo: grafismo e figuração na arte indígena. Rio de Janeiro: 7 letras, 2013.
MONDZAIN, Marie José. Imagem, ícone, economia: as fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2013.
SUSSEKIND, Pedro. A imagem no sublime abstrato. In SERRA, Alice; Duarte, Rodrigo; Freitas, Romero (org.) Imagem, imaginação, fantasia. 20 anos sem Vilém Flusser. Belo Horizonte, MG: Relicário, 2014.

 

NOME TEORIAS DO SOM
CH 60
CÓDIGO CFA0009
NÍVEL GRADUAÇÃO
MODALIDADE PRESENCIAL
NATUREZA OBRIGATÓRIO

 

EMENTA

A compreensão científica, filosófica e artística do som e da escuta, de seu papel nas ecologias do meio ambiente, das relações sociais e da intersubjetividade humana, em diferentes povos, épocas, culturas e situações históricas. O som e os modelos da Física: acústica. Características da audição em humanos e outros animais. Psicoacústica e bioacústica. Fenomenologia da escuta. Ecologia do som. Territórios sonoros. Relações entre pesquisas em áudio, tecnociências e geopolítica. Arte sonora.

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