Vem aí o II Seminário do CFA: Pedagogias das Artes

II Seminário do Centro de Formação em Artes: Pedagogias das Artes

Porto Seguro - BA

UFSB - Campus Sosígenes Costa

Para ampliar os debates em torno da proposta de pós-graduação lato sensu Pedagogias das Artes, que o Centro de Formação em Artes se prepara para lançar, trazemos, para o II Seminário do CFA (2018), dois convidados ilustres: a profa. Nelma Barbosa (IFBaiano - Valença) e prof. Aldo Victorio Filho. Já temos as informações iniciais e que divulgamos abaixo. Em breve teremos mais detalhes. Notamos que uma versão maior do Seminário do CFA está prevista para o ano de 2019, com planos de abertura para apresentação de trabalhos de estudantes.

PROGRAMAÇÃO

13/11, terça-feira, às 19h | Mesa: Pedagogias das Artes - linguagens artísticas e ação social*

Local: (a definir), Campus Sosígenes Costa, UFSB - Porto Seguro.

Convidado: Profa. Dra. Nelma Barbosa (IF Baiano - Valença)

Mediação: Prof. Dr. Sérgio Cerqueda (UFSB)

* Programação aberta ao público. Entrada franca.

14/11, quarta-feira, de 14h às 18h | Fórum pedagógico com professores do CFA

Com a participação de Profa. Dra. Nelma Barbosa (IF Baiano - Valença).

Local: (a definir), Campus Sosígenes Costa, UFSB - Porto Seguro.

MESA DE ABERTURA (13/11, às 19h): Pedagogias das Artes - linguagens artísticas e ação social

“Arte Afro-Brasileira no ensino de arte: um campo em aberto?” Profa. Nelma Barbosa (IFBaiano - Valença): Breve reflexão sobre a abordagem da arte visual afro-brasileira na escola e os desafios da interdisciplinaridade, dos processos formativos oficiais, do acesso à informação e dos recursos e materiais didáticos adequados à educação das relações étnico-raciais por meio da arte. Analisaremos alguns aspectos históricos e conceituais das artes visuais de origem negra no Brasil e as hierarquias na produção de conhecimento (sensível e racional). Pontuaremos algumas potencialidades do ensino da arte que visam a prospecção, produção e divulgação de conteúdos para o trabalho com artes visuais de origem negra na educação básica.

Mini-currículo: Profa. Dra. Nelma Barbosa - Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2002), é Mestre em Ciências da Educação pela Université Lyon 2 ( França, 2004), Mestre em Cultura e Sociedade ( UFBA, 2009) e é Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO/ UFBA (2016). Coordenou o Grupo de Projetos Especiais (GPE) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores da Bahia, da Secretaria Estadual de Educação entre 2007 e 2010. O setor foi responsável pelo Programa de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnico-raciais (implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 - que obrigam o ensino da História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas), e que formou cerca de 4 mil educadores baianos. Esse trabalho foi premiado pela SEPPIR em 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação, Artes Visuais e Arte Afro-brasileira; Ensino Superior, com ênfase em Formação de Professores, Extensão universitária, Didática, Metodologia do ensino de Artes e Currículo; Cultura e identidade, com ênfase em Cultura Afro-brasileira e Relações Étnico-raciais. No IF Baiano, foi coordenadora do Núcleo de Inclusão e Diversidades do Campus Valença, coordenadora de Comunicação Social do instituto (Reitoria). É professora de Artes e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Valença, onde também desenvolve projetos de pesquisa e extensão.

INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 19/11/2018