Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pendências frequentes
Início do conteúdo da página

Pendências frequentes dos pesquisadores

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 14h13 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 13h55 | Acessos: 2132

O CEP/UFSB tem observado que a maior parte dos protocolos de pesquisa submetidos a este Comitê apresentam pendências muito similares. Portanto, seguem abaixo as principais pendências encontradas e que precisam ser evitadas pelos pesquisadores:

DOCUMENTOS QUE COMPÕEM OS P. PESQUISA X  PENDÊNCIAS FREQUENTES

A) FOLHA DE ROSTO 

PRINCIPAIS ERROS: Falta de assinatura e/ou carimbo legível nos campos específicos e/ou falta de assinatura do Dirigente máximo da Unidade Acadêmica ou Unidade de Ensino, no caso de faculdades e escolas e, no caso de pesquisas em hospitais e outros Setores públicos(exceto escolas) quem deve assinar é o Secretário responsável pela pasta. Em setores privados o responsável máximo quem deve assinar.

 B) PROJETO DE PESQUISA 

PRINCIPAIS ERROS: Não inserir critérios de Inclusão e Exclusão e/ou inseri-los de modo equivocado; não inserir Riscos e Benefícios da pesquisa e/ou inseri-los de modo equivocado; não inserir estratégias para minimizar os riscos; não descrever a metodologia de modo detalhado; não inserir a amostra detalhada de participantes da pesquisa e/ou não inserir o local da realização das várias etapas da pesquisa e/ou não informar o instrumento de coleta de dados. 

 C) ORÇAMENTO FINANCEIRO  

PRINCIPAIS ERROS: Não inserir o Orçamento e/ou não informar quem irá custear os gastos com a pesquisa e/ou não detalhar esses gastos.

D) TERMOS DE ANUÊNCIA

PRINCIPAIS ERROS: Não inserir o T. de Anuência ou não inserir o timbre da Instituição e/ou a assinatura e carimbo do Dirigente máximo da Instituição. 

 E) CRONOGRAMA

PRINCIPAIS ERROS: O início da coleta de dados é anterior à submissão ao CEP e/ou o Cronograma encontra-se desatualizado.

 F) CURRÍCULO LATTES 

PRINCIPAIS ERROS: Não inserir o lattes do orientador e/ou dos demais membros da equipe de pesquisa.

G) TERMO DE ASSENTIMENTO

PRINCIPAIS ERROS: Não inserir o T. Assentimento ou não inserir uma linguagem clara e acessível à idade ou à condição dos participantes e/ou não inserir o endereço/contato do CEP/UFSB.

 H) TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) 

 PRINCIPAIS ERROS: Não inserir o TCLE e/ou não inserir informações relevantes no TCLE, tais como: metodologia, objetivos; riscos e benefícios da pesquisa; estratégias para minimizar os riscos; forma de assistência aos participantes, caso necessário; indenização; garantia de sigilo; tel/endereço do pesquisador e do CEP/UFSB; espaço para impressão digital dos participantes não alfabetizados; não inserir o link para acesso ao TCLE online (quando se tratar de pesquisa online).

 

CARTA-RESPOSTA

O pesquisador que tiver o seu protocolo de pesquisa classificado como pendente, após a análise do CEP/UFSB, deverá sanar todas as pendências apontadas nos documentos postados na Plataforma Brasil e inserir um documento denominado "Carta Resposta", em pdf, no item "outros". Assim, nesta Carta deverão constar as pendências apontadas no Parecer do CEP/UFSB e o local/página em que essas pendências foram sanadas, conforme o modelo abaixo:

MODELO DE CARTA RESPOSTA

registrado em:
Fim do conteúdo da página