Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Formações
Início do conteúdo da página

Formações

Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 15h30 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 11h38 | Acessos: 5249

PROJETO EDUCA CEPs

Cursos EAD gratuitos para todos os públicos e com certificação.

https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/educa-ceps

Como parte essencial do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEP), a Conep disponibiliza módulos do curso de educação a distância para Sistema CEP/Conep. Trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de análise ética, a gestão administrativa dos CEP e a proteção dos participantes de pesquisa. Os módulos podem ser acessados clicando no link acima.

 

CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELO CEP/UFSB

O CEP/UFSB realiza anualmente Capacitações acerca da Ética em Pesquisa com Seres Humanos, por meio de Seminários e Rodas de Conversa. Desde 2019, o CEP já realizou 03 Seminários e 04 Rodas de Conversa. Em 2020, apesar da pandemia do COVID 19, realizamos o 3º Seminário no formato online.

O 3º Seminário do CEP/UFSB foi realizado em parceria com o CEP/CEUNES, que é o CEP da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus.

O público presente nessas Capacitações tem sido bem diversificado e abrangeu estudantes de graduação, pós-graduação, docentes de Universidades, médicos e enfermeiros que atuam em hospitais da cidade e representantes de entidades sociais, tais como Conselho Municipal de Saúde e Assistência Social. Os Seminários tiveram uma média de 40 participantes e as Rodas de Conversa tiveram um média de 20 participantes. No 3º Seminário, online, o público foi maior e alcançou o Brasil inteiro, totalizando 130 pessoas de todas as categorias mencionadas.

Os temas abordados, em geral, nessas Formações são:

  1. Pesquisas submetidas ao CEP/UFSB X Pesquisas que dispensam avaliação do CEP/UFSB
  2. O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFSB – CEP/UFSB 
  3. Principais Legislações e Normas que respaldam o trabalho do CEP/UFSB
  4. Plataforma Brasil: cadastro, submissão de pesquisas e visualização de Pareceres 
  5. Documentos que devem compor os Protocolos de Pesquisa submetidos ao CEP/UFSB
  6. Principais dúvidas dos pesquisadores em relação ao CEP

Acompanhe alguns de nossos Seminários e Rodas de Conversa nas fotos abaixo:

image001 image003 image005 image007
 

Em 2022, realizamos três apresentações do CEP a discentes e docentes da universidade.

13 de julho de 2022 - Apresentação do CEP/UFSB ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Sustentabilidade – Campus Paulo Freire).

Reunião online com os coordenadores do CEP Tela com participantes da reunião online  

03 de agosto de 2022 - Apresentação do CEP/UFSB ao LIMCT/CSC (Licenciatura Interdisciplinar de Matemática, Computação e suas Tecnologias – Campus Sosígenes Costa).

Reunião online na sala do CEP Tela de apresentação na reunião online

11 de novembro de 2022 - Apresentação do CEP/UFSB ao PPGSAB (Programa de Pós Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade – Campus Paulo Freire).

Professora em aula online Professora em aula online

Para solicitar essas formações ao CEP/UFSB basta enviar um e-mail para: cep@ufsb.edu.br. No e-mail devem ser inseridos: a solicitação para a Formação do CEP, o público-alvo, as datas e horários possíveis, quantidade de pessoas e os temas a serem abordados. 

Além dessas Capacitações mencionadas, o CEP/UFSB promove Formações Internas contínuas anualmente para os seus membros, bem como para os novos membros que entram no Comitê.

 

SEMINÁRIO ESTADUAL COM COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DA BAHIA

2021 - X Seminário com Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Estado da Bahia

Realizado nos dias 04 e 05 de novembro de 2021, no formato online. Tivemos a participação da Coordenação do CEP/UFSB na organização desse evento e nas palestras realizadas. A Profª. Dra. Gisele Lopes de Oliveira, membro do CEP, ministrou uma palestra cujo tema foi "Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e o SISGEN", compondo a Mesa 04, no dia 04/11/2021. No dia 05/11, os nossos Coordenadores - Prof.ª Dra. Ana Paula Pessoa de Oliveira e Prof. Me. Rafael Alexandre Gomes dos Prazeres participaram da Mesa 05, com o tema "Padronização de Processos de Trabalho dos CEPs". A Profª. Dra. Ana Paula ministrou a palestra sobre a padronização nos trabalhos nos CEP da Bahia e o Prof. Rafael Alexandre foi o moderador dessa Mesa. 

Fotos de nossa participação no X Seminário Estadual com CEPs da Bahia:

x seminário - tela do seminário online x seminário - tela do seminário online

 

2022 - XI Seminário com Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Estado da Bahia

Realizado nos dias 03 e 04 de novembro de 2022, também no formato online. Tivemos a participação da coordenadora e da secretária do CEP/UFSB na comissão de organização do evento e na moderação de uma mesa. A Profª. Dra. Ana Paula Pessoa de Oliveira, coordenadora do CEP, foi moderadora da Mesa 03, cujo tema foi "Resoluções vigentes sobre ética em pesquisa no Brasil", no dia 03/11/2022. A secretária Elanice Ferreira Almeida Correia participou nos bastidores com o monitoramento das perguntas do público, nos dois dias do evento.

Fotos de nossa participação no XI Seminário Estadual com CEPs da Bahia:

tela do seminário online tela do seminário online

registrado em:
Fim do conteúdo da página