Página inicial > Notícias > UFSB recebe estudantes de Geografia da UESC para atividade de Educação Ambiental no Campus Jorge Amado - Dia Mundial do Meio Ambiente
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 14h46
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2024, 14h20

A Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) da Pró-reitoria de Administração (Propa) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu, no dia 03 de junho (Dia Nacional da Educação Ambiental), estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para uma atividade interinstitucional focada no tema Educação Ambiental.

Durante a visita, estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Campus Jorge Amado da UFSB, incluindo o Núcleo Pedagógico, o Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica (NVGA), o sistema de reaproveitamento de água, de geração de energia, wetland, entre outros. A atividade englobou temas relacionados tanto às atividades administrativas quanto às atividades acadêmicas de ensino e pesquisa. Foram apresentadas algumas das principais diretrizes ambientais e de sustentabilidade que foram e são utilizadas nos projetos e nas obras das edificações e de infraestrutura do campus e de toda a UFSB.

acao sustentabilidade uesc

Foto: Prof. Dr. Quintino Reis de Araújo

A atividade foi recebida e conduzida pela Diretora de Infraestrutura (Dinfra/Propa) e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Lívia Berti Sanjuan Farias. A atividade também contou com a condução do proponente Professor Doutor Quintino Reis de Araújo, da UESC, que trouxe a turma de estudantes para conhecer as instalações e projetos desenvolvidos em observância aos preceitos da sustentabilidade. A visita externa ao Campus Jorge Amado proporcionou uma visão prática das iniciativas sustentáveis adotadas pela UFSB, enriquecendo a formação acadêmica das duas instituições com exemplos reais de aplicação de conceitos de sustentabilidade.

A Diretora de Infraestrutura ressaltou a importância de, sobretudo no Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no 5 de junho, refletirmos sobre a importância da Educação Ambiental na construção civil. Este setor, vital para o desenvolvimento econômico e social, tem um impacto significativo no meio ambiente, desde o consumo de recursos naturais até a geração de resíduos sólidos e emissões de gases do efeito estufa. Portanto, incorporar práticas sustentáveis e promover a Educação Ambiental são passos essenciais para mitigar esses impactos e construir um futuro mais sustentável. A Educação Ambiental começa na fase de planejamento e projeto, para tanto, arquitetos(as) e engenheiros(as), devidamente capacitados(as), podem conceber edificações que utilizem recursos de maneira eficiente, minimizem a geração de resíduos e aproveitem fontes de energia renováveis.
Na UFSB, seguimos os parâmetros para elaboração de anteprojetos, projetos básicos e projetos executivos da Dinfra/Propa, por exemplo. Além disso, a Educação Ambiental também é fundamental durante a execução das obras, profissionais de construção, conscientes das melhores práticas sustentáveis, podem reduzir consideravelmente os impactos ambientais no canteiro de obras.

Além de atuar como gestora da equipe da Dinfra na Pró-reitoria de Administração (Propa), Lívia Berti ainda compõe a equipe multidisciplinar da Comissão de Políticas de Sustentabilidade (CPS), atuando no tema da Arquitetura Sustentável. A CPS, coordenada pela Assessoria de Sustentabilidade (Assus) na figura do Prof. Dr. Leonardo Evangelista Moraes, é um órgão consultivo e deliberativo da Reitoria responsável, entre outros pontos, por elaborar o Plano de Logística Sustentável (PLS) e promover a implantação dos princípios, objetivos e instrumentos da Política de Sustentabilidade nos processos administrativos, no ensino, na pesquisa e extensão, na infraestrutura e gestão dos campi.

Fonte: Propa