Coordenação de Obras
A Coordenação de Obras (COB/Dinfra/Propa) tem por finalidade, coordenar as equipes e processos relacionados aos setores: Gestão de Contratos de Obras (SGCO), Patrimônio Imobiliário (SPI) e Planejamento e Orçamento (SPO), objetivando a organização das equipes para o alcance de metas relacionadas ao desenvolvimento da infraestrutura e controle do patrimônio da universidade.
Compete à Coordenação de Obras (COB/Dinfra/Propa):
- - coordenar o atendimento de serviços de elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de engenharia complementar nos campi e demais espaços físicos da UFSB;
- - coordenar o processo de execução de obras, reformas e/ou ampliações nas estruturas físicas da UFSB, durante todo o seu ciclo, desde a contratação da obra e/ou serviço de engenharia até a conclusão e entrega ao respectivo Setor/ Unidade;
- - coordenar os processos e ações relacionadas ao controle do patrimônio imobiliário da universidade; e
- - coordenar ações de planejamento, estimativas e elaboração de orçamento para o desenvolvimento e execução de obras, reformas e ampliações na infraestrutura dos campi e demais espaços físicos da UFSB.
A Coordenação de Obras (COB/Dinfra/Propa) é composta pelos seguintes Setores:
- a. Setor de Gestão de Contratos de Obras (SGCO);
- b. Setor de Patrimônio Imobiliário (SPI); e
- c. Setor de Planejamento e Orçamento (SPO).
Atribuições por setores da Coordenação de Obras (COB/Dinfra/Propa):
a. Setor de Gestão de Contratos de Obras (SGCO/COB/Dinfra/Propa)
O Setor de Gestão de Contratos de Obras (SGCO) é responsável por supervisionar e fiscalizar os contratos de construções, reformas e ampliações das instalações físicas da Universidade. Compete ao Setor de Gestão de Contratos de Obras (SGCO):- - instruir e acompanhar os procedimentos licitatórios dos serviços de arquitetura e engenharia;
- - fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados nas unidades da Universidade;
- - executar medições, manter controle dos custos e cronograma das obras e serviços de engenharia em execução;
- - emitir relatórios e pareceres sobre obras e serviços de engenharia e seus prestadores de serviços contratados pela Universidade;
- - gerenciar o processo de obras de construção durante todo o seu ciclo, desde a contratação da obra e/ou serviço de engenharia até a conclusão e entrega ao usuário;
- - elaborar e executar procedimento de avaliação das obras durante o período de garantia contratual (05 anos);
- - abastecer e manter atualizado o Módulo de Obras do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC;
- - emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU; e
- - executar a fiscalização das obras através do uso de registros informatizados.
b. Setor de Patrimônio Imobiliário (SPI/COB/Dinfra/Propa)
O Setor de Patrimônio Imobiliário (SPI) é responsável pelo controle dos registros patrimoniais da propriedade imobiliária da Universidade, bem como, elaborar, organizar e avaliar informações referentes a regularidade e valores atribuídos aos bens imóveis geridos pela Universidade. Compete ao Setor de Patrimônio Imobiliário (SPI):- - elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Patrimônio Imobiliário (SPI);
- - manter atualizado, no Sistema de Patrimônio dos Imóveis da União – SPIUnet, o cadastro dos bens imóveis da Universidade;
- - acompanhar e manter atualizadas as instruções normativas e outros atos regulamentadores publicados pela Secretaria da União – SPU ou por outro Órgão do Governo Federal relacionados às atividades de patrimônio imobiliário;
- - promover a avaliação dos bens imóveis da Universidade conforme Orientação Normativa publicada pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU;
- - criar e manter sistema de arquivamento do acervo histórico das plantas físicas da Universidade;
- - elaborar e/ou delegar a execução de proposta técnica para aquisição e/ou alienação de bens imóveis;
- - organizar e manter atualizado o sistema de tombamento de bens imóveis da Universidade;
- - manter e atualizar a documentação legal dos bens imóveis, incluindo o acervo técnico das plantas físicas das edificações e áreas externas da Universidade;
- - elaborar ou coordenar a avaliação de bens imóveis para fins de aquisição, desapropriação, permuta, cessão, locação ou alienação;
- - coligir os elementos necessários ao registro dos bens imóveis da Universidade e aos procedimentos judiciais destinados à sua defesa;
- - manter a responsabilidade da guarda os documentos, títulos e processos relativos aos bens imóveis do domínio e posse da Universidade; e
- - proceder às inscrições imobiliárias dos imóveis da Universidade no Cadastro Municipal.
c. Setor de Planejamento e Orçamento (SPO/COB/Dinfra/Propa)
O Setor de Planejamento e Orçamento (SPO) tem por finalidade prestar apoio à Coordenação de Obras (COB) da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) na elaboração e/ou revisão dos orçamentos e cronogramas de obras e serviços de engenharia, bem como desenvolver rotinas e processos internos voltados para a otimização destas atividades. Compete ao Setor de Planejamento e Orçamento (SPO):- - elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Planejamento e Orçamento (SPO);
- - elaborar planejamento de obras de construção predial e de infraestrutura dos campi da Universidade;
- - elaborar e manter sistema de orçamentação para obras e serviços de engenharia e arquitetura da Universidade;
- - realizar pesquisa de mercado para obtenção de preços de materiais, serviços e mão de obra;
- - elaborar e manter banco de composição de preços de construção e elaboração de projetos; e
- - emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
Lista completa dos contatos da Coordenação de Obras (COB/Dinfra/Propa) pode ser vista em Quem é Quem.
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