DINFRA - Diretoria de Infraestrutura
DINFRA – DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA
À Diretoria de Infraestrutura cabem, as funções de planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento da infraestrutura e patrimônio físico da universidade; bem como zelar pela manutenção das instalações físicas e espaços comuns da Universidade, sendo composta por duas coordenações: Coordenação de Projetos e Obras e Coordenação de Manutenção.
- Setor de Meio Ambiente:
- Equipe: Helder Conceição e Felipe Andrade.
- elaborar manual de procedimentos para implantação, alteração e manutenção em áreas verdes da UFSB;
- gerir a cobertura vegetal dos campi universitários por meio da fiscalização dos contratos de manutenção e conservação das áreas verdes;
- projetar e fiscalizar a execução de serviços de paisagismo e jardinagem, incluindo podas e supressões, quando necessário;
- orientar e opinar sobre a eventual ocupação de áreas verdes dos campi;
- planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de urbanização, limpeza, manutenção e conservação das áreas verdes dos campi da UFSB;
- elaborar termos de referência relacionados aos serviços a serem fiscalizados pelo setor;
- participar da implementação das ações de gestão ambiental entre os diversos órgãos da universidade;
- acompanhar a implementação das ações de gestão ambiental da universidade sugerindo alterações que julgar necessárias para o efetivo comprimento de seus objetivos;
- incentivar a produção e disseminação de conhecimento voltado para o desenvolvimento sustentável buscando articulação com a sociedade;
- atuar na orientação e execução de medidas relacionadas à regularização ambiental da universidade, perante à legislação ambiental;
- acompanhar atividades relacionadas à obtenção de licenças ambientais, outorgas, como também às diversas modalidades de estudos ambientais.
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Coordenação de Projetos e Obras:
Setor de Planejamento e Orçamento:
i. elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Planejamento e Orçamento;
ii. elaborar planejamento de obras de construção predial e de infraestrutura dos campi da Universidade;
iii. elaborar e manter sistema de orçamentação para obras e serviços de engenharia e arquitetura da Universidade;
iv. realizar pesquisa de mercado para obtenção de preços de materiais, serviços e mão de obra;
v. elaborar e manter banco de composição de preços de construção e elaboração de projetos;
vi. emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
Setor de Patrimônio Imobiliário:
Equipe: Rodrigo Brito.
i. elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Patrimônio Imobiliário;
ii. manter atualizado no Sistema de Patrimônio dos Imóveis da União - SPIUnet o cadastro dos bens imóveis da Universidade;
iii. acompanhar e manter atualizadas as instruções normativas e outros atos regulamentadores publicados pela Secretaria da União – SPU ou por outro Órgão do Governo Federal;
iv. promover a avaliação dos bens imóveis da Universidade conforme Orientação Normativa publicada pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU;
v. criar e manter sistema de arquivamento do acervo histórico das plantas físicas da Universidade;
vi. elaborar e/ou delegar a execução de proposta técnica para aquisição e/ou alienação de bens imóveis;
vii. organizar e manter atualizado o sistema de tombamento de bens imóveis da Universidade;
viii. manter e atualizar a documentação legal dos bens imóveis incluindo o acervo técnico das plantas físicas das edificações e áreas externas da Universidade;
ix. elaborar ou coordenar a avaliação de bens imóveis para fins de aquisição, desapropriação, permuta, cessão, locação ou alienação;
x. coligir os elementos necessários ao registro dos bens imóveis da Universidade e aos procedimentos judiciais destinados à sua defesa;
xi. manter a responsabilidade da guarda os documentos, títulos e processos relativos aos bens imóveis do domínio e posse da Universidade.
xii. proceder as inscrições imobiliárias dos imóveis da Universidade no Cadastro Municipal
Setor de Gestão de Projetos:
Equipe: Aline Argolo, Cristiane Rabelo, Jean Pacheco, José Helder e Luara Marrocos.
- i. elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução dos projetos;
- ii. elaborar e acompanhar a execução e atualização de plano diretor físico da Universidade;
- iii. estabelecer normas técnicas para ocupação dos espaços físicos da Universidade;
- iv. estabelecer normas, padrões e especificações e termo de referência para construção dos edifícios da Universidade;
- v. estabelecer normas, padrões, especificações e termo de referência para construção de sistemas de infraestrutura dos campi da Universidade;
- vi. realizar estudos para otimização e racionalização da ocupação de terrenos e áreas construídas;
- vii. coordenar a execução dos levantamentos topográficos dos terrenos e das sondagens de caracterização de solo do território da Universidade;
- viii. manter atualizado o cadastro das áreas de terrenos, de edifícios e áreas verdes do entorno das edificações e áreas verdes de jardins, matas e áreas urbanizadas;
- ix. planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de engenharia complementar em unidades da UFSB.
- x. efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de equipamentos e mobiliários para obras novas e/ou ampliações
- xi. gerenciar os contratos de elaboração de projetos;
- xii. realizar e/ou contratar estudos para aquisição otimizada de equipamento e mobiliário para edificações da Universidade;
- xiii. emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
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Setor de Gestão de Obras:
- Equipe: Cláudio Souza.
- i. instruir e acompanhar os procedimentos licitatórios dos serviços de arquitetura e engenharia;
- ii. fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados nas unidades da Universidade;
- iii. executar medições, manter controle dos custos e cronograma das obras e serviços de engenharia em execução;
- iv. emitir relatórios e pareceres sobre obras e serviços de engenharia e seus prestadores de serviços contratados pela Universidade;
- v. gerenciar o processo de obras de construção durante todo o seu ciclo, desde a contratação da obra e/ou serviço de engenharia até a conclusão e entrega ao usuário;
- vi. elaborar e executar procedimento de avaliação das obras durante o período de garantia contratual (05 anos);
- vii. abastecer e manter atualizado o Módulo de Obras do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC;
- viii. emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
- ix. executar a fiscalização das obras através do uso de registros informatizados.
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2 Coordenação de Manutenção:
Setor de Manutenção Corretiva:
Equipe:Carlos Araújo.
- realizar vistorias periódicas nas instalações físicas, sistemas elétricos, lógicos, hidráulicos, de emergência e de descarga atmosférica, identificando pontos de reparo para correção imediata ou correção planejada;
- realizar perícias e emitir relatórios técnicos;
- atender chamados, efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção corretiva
- emitir ordens de serviço;
- atender aos Campi e demais órgãos quanto à solicitações de serviços de manutenção e reparo;
- controlar a execução das atividades de manutenção corretiva; e
- planejar ações de manutenção corretiva e atualizar informações de indicadores.
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Setor de Manutenção Preventiva e Preditiva:
Equipe: Adinailson Oliveira.
- realizar vistorias periódicas nas instalações físicas, sistemas elétricos, lógicos, hidráulicos, de emergência e de descarga atmosférica, identificando mecanismo de prevenção à falha ou queda de desempenho que impliquem em manutenção corretiva;
- realizar perícias e emitir relatórios técnicos;
- efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção preventiva;
- planejar as ações de manutenção preventiva para toda a vida útil do equipamento, e sugerir compra, substituição e descarte de equipamento obsoleto;
- emitir ordens de serviço;
- informar ao responsável pelo setor ou órgão onde será realizada as ações de manutenção sobre as atividades que serão realizadas, duração e impacto esperado;
- monitorar equipamentos e analisar medições para identificar possíveis falhas, e minimizar paradas de sistemas;
- controlar a execução das atividades de manutenção preventiva e preditiva; e
- atualizar informações de indicadores.
- Gestão de Contratos e Planejamento de Manutenção:
Equipe: Ana Rita Barbosa e João Victor Reis.
- realizar vistorias periódicas nas instalações e redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
- gerir contratos e planejar licitações;
- prever emissão de ordens de serviços e programar as rotinas de manutenção;
- organizar indicadores operacionais;
- identificar necessidade de alocação de mão de obra e materiais para serviços;
- controlar o estoque operacional necessário para as atividades da coordenação;
- monitorar a situação financeira, e o planejamento orçamentário; e
- manter cadastro atualizado para cada unidade de manutenção (equipamento, prédio ou sala), com informações diversas sobre as manutenções preventivas e corretivas ocorrida em cada unidade.
Diretoria de Infraestrutura
E-mail: dinfra@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 3613-6924
Endereço:
Universidade Federal do Sul da Bahia
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Itabuna - Bahia
CEP: 45.613-550
Lívia Berti Sanjuan Farias
(Diretora Titular)
E-mail: livia@ufsb.edu.br
Coordenação de Projetos e Obras
Daniel Gonçalves Neto
(Coordenador)
E-mail: danielgoncalves@ufsb.edu.br
Coordenação de Manutenção
Simon Rebouças Delabie
(Coordenador)
E-mail: delabie@ufsb.edu.br
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