Página inicial > Mural > Graduação em Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade do CFTCI tem a primeira colação de grau de 2° Ciclo da UFSB
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 10h09
  • Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 10h16

A estudante Lara Santos Rodrigues, do Curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade do Centro de Formação em Tecnociências e Inovação (CFTCI), foi a primeira estudante de segundo ciclo a colar grau na UFSB.

A sessão Solene de Colação de Grau foi realizada no dia 10 de junho de 2020, às 15 h. A mesa foi composta pelos professores Marcelo Soares Teles Santos, Decano do CFTCI e Presidente da Cerimônia; Bruna Borges Soares, Vice-Coordenadora do Curso; e Peolla Paula Stein, representante do Corpo Docente do Curso. A sessão seguiu todas as orientações preventivas de segurança e saúde do Ministério da Saúde, em tempos de Pandemia do COVID-19.

A estudante ingressou na UFSB na primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (BI-Ciências), em setembro de 2014 (quadrimestre 2014.3), com colação de grau no 1° ciclo em setembro de 2017. Sua migração para o 2° Ciclo em Engenharia ocorreu de maneira contínua, em processo seletivo interno, tendo sua integralização curricular ocorrida em dezembro de 2019.

O Estágio Supervisionado da estudante foi realizado no Projeto de Arborização Urbana de Ilhéus, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Prefeitura e a UFSB. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi defendido em dezembro de 2019, com orientação acadêmica da Professora Silvia Kimo Costa e o tema “Arquitetura bioclimática e eficiência energética: estudo de caso em Habitação de Interesse Social (HIS) no município de Ilhéus/BA".

Ainda, na mesma semana em que colou grau na Graduação em Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade (dia 10, quarta-feira), a estudante defendeu o TCC da Especialização em Engenharia Ambiental Urbana do CFTCI, no dia 08 de junho de 2020, de forma metapresencial, sob mesma orientação e linha de pesquisa do TCC da graduação.

Segundo o professor Marcelo Soares Teles Santos, Decano do CFTCI e Presidente da Cerimônia de Colação de Grau, a colação de grau na graduação e a defesa da pós-graduação numa mesma semana se configuram com marcos na consolidação do modelo de Ciclos de Formação da UFSB e do modelo pedagógico adotado no CFTCI, pois, de maneira articulada, a estudante conseguiu concluir, em pouco mais de 5 anos, dois Cursos de Graduação (BI-Ciências e Engenharia) e um Curso de Especialização em Engenharia.

O professor Marcelo destaca, ainda, que a estudante tem a possibilidade de Cursar mais uma habilitação em Engenharia em apenas mais um ano de Curso, devido ao sistema de formação multiprofissional sequencial do CFTCI. Mais detalhes em www.ufsb.edu.br/cftci.

Texto: Marcelo Soares Teles Santos – Decano do CFTCI