Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Currículo e Modelo Pedagógico
Início do conteúdo da página

Currículo e Modelo Pedagógico

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h45 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 07h22 | Acessos: 2708

Currículo e Modelo Pedagógico dos Cursos de Graduação do CFTCI

Estrutura Curricular Modular - Os cursos possuem uma estrutura curricular modular disposta de tal forma que os estudantes desenvolvam suas competências de maneira gradual ao longo dos cursos (principais módulos: Formação Geral, Formação Básica de Engenharia, Formação Profissional e Específica de Engenharia).

Modelo Pedagógico - O Modelo Pedagógico é baseado na Formação por Competências, na qual os estudantes desenvolvem suas competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes) por meio da articulação/vínculo  entre os CCs Teóricos e os CCs Experimentais, Práticos e/ou de Projetos.

Os CCs Teóricos fornecem os conhecimentos necessários às formações em Engenharia de maneira gradual ao longo do Curso.

• 1° ano – Formação Geral e Nivelamento;

• 2° e 3° anos - Formação Básica em Engenharia;

• 4° e 5° anos – Formação Profissional e Específica em Engenharia (CONFEA/CREA).

Nos CCs de Projetos, os estudantes desenvolvem projetos reais em ambientes de trabalho em equipes, com autonomia e sendo colocados no centro do processo de ensino-aprendizagem. Cita-se algumas palavras-chaves do método: interdisciplinaridade, competência socialmente referenciada, vinculação teoria-prática, empreendedorismo.    

* A Arquitetura Curricular atual contempla dois principais projetos: PIM de Práticas de Engenharia e PIM de Empreendedorismo na Engenharia, ambos anuais (3 quadrimestres cada).

** A maioria dos cursos de Engenharia da área de Gestão Territorial Sustentável faz parte de uma estrutura curricular modular que, após sua completa implantação, permitirá múltiplas habilitações ao estudante egresso em curso intervalo de tempo, ou seja, o Multiprofissionalismo.

Fim do conteúdo da página