INSTITUCIONAL
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO
📍 Campus Jorge Amado • Centro de Formação em Tecnociências e Inovação (CFTCI)
Apresentação
O Bacharelado em Engenharia de Computação e Informação (ECI) da Universidade Federal do Sul da Bahia está vinculado ao Centro de Formação em Tecnociências e Inovação (CFTCI), no Campus Jorge Amado. O curso integra o projeto institucional da UFSB de formação em regime de ciclos, articulando-se especialmente com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (BIC), o Bacharelado em Mídia e Tecnologia (BMiT) e a Licenciatura em Matemática e Computação e suas Tecnologias (LIMCT).
O Projeto Pedagógico do Curso foi elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e de Computação, bem como com as políticas institucionais da UFSB. A formação proposta é interdisciplinar, crítica, ética e humanística, articulando fundamentos de engenharia, ciência da computação, eletrônica, inteligência artificial, automação e tecnologias da informação, com integração entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico.
O curso responde às demandas sociais, tecnológicas e econômicas da região Sul da Bahia e do país, com ênfase em três eixos temáticos: Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial, e Sistemas Embarcados. Busca-se formar engenheiras e engenheiros capazes de projetar, desenvolver e gerenciar sistemas e soluções tecnológicas de alta complexidade, com compromisso com sustentabilidade, desenvolvimento regional e impacto social positivo.
Extensão: 380h
Atividades complementares: 120h
Turno: Integral
Vagas anuais: 40
Campus Jorge Amado (Ilhéus)
A criação do curso está estabelecida em ato normativo próprio e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) encontra-se disponível para consulta pública.
Características do Curso
As principais características acadêmicas e formativas do Bacharelado em Engenharia de Computação e Informação podem ser sintetizadas a partir do modelo de ciclos da UFSB, das Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e Computação e do compromisso institucional com a formação interdisciplinar, crítica e socialmente referenciada.
- ●Formação em segundo ciclo, articulada com bacharelados e licenciaturas interdisciplinares de primeiro ciclo, em especial o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (BIC).
- ●Integração entre computação, eletrônica e engenharia, contemplando fundamentos de software, hardware, automação, inteligência artificial e sistemas de informação.
- ●Articulação ensino–pesquisa–extensão, com ênfase em projetos aplicados ao contexto regional, ações extensionistas obrigatórias e iniciação científica, criação e inovação.
- ●Ênfase em desenvolvimento regional e sustentabilidade, considerando o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia e seus projetos estruturantes em infraestrutura, logística, TI e agroindústria.
- ●Uso de metodologias ativas, monitoria, programas institucionais de acompanhamento acadêmico e tutorias, visando permanência, redução da evasão e qualificação do processo de aprendizagem.
Competências e Habilidades
As competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso abrangem dimensões técnicas, científicas, éticas e humanísticas, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e às demandas sociais e tecnológicas do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia e do país.
Áreas de Atuação Profissional
As egressas e os egressos do curso podem atuar em diversos segmentos da economia e da sociedade, com destaque para setores intensivos em tecnologia da informação, automação, eletrônica e inovação. As áreas a seguir sintetizam campos de atuação descritos e discutidos no PPC, em diálogo com o cenário regional e nacional.
Cenário Regional e Oportunidades
A região Sul da Bahia, em particular o Território de Identidade Litoral Sul, constitui o principal contexto socioeconômico de inserção do curso. Trata-se de uma região com 26 municípios, com forte vocação agrícola (especialmente na cadeia do cacau), relevante parque industrial e importantes projetos de infraestrutura em implantação ou expansão.
Destacam-se, entre outros, a Ferrovia de Integração Oeste–Leste (FIOL), o Complexo Intermodal Porto Sul, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e empresas de tecnologia instaladas em Ilhéus que atuam na fabricação de equipamentos de informática e eletroeletrônicos para o mercado nacional e internacional.
Nesse cenário, o curso de Engenharia de Computação e Informação se insere como instrumento estratégico de formação de profissionais capazes de conceber, implementar e gerir soluções de automação, sistemas inteligentes e serviços baseados em dados, contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável, para a transformação digital de serviços públicos e privados e para a redução de desigualdades sociais.
Políticas Institucionais (Ensino, Pesquisa e Extensão)
O curso está plenamente integrado às políticas institucionais da UFSB para ensino, pesquisa, extensão e permanência estudantil, descritas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e detalhadas no PPC do curso.
A formação em regime de ciclos articula bacharelados e licenciaturas interdisciplinares de primeiro ciclo com cursos profissionais de segundo ciclo, como a ECI. Há incentivo ao uso de metodologias ativas e à integração entre teoria, prática de laboratório e projetos.
- Programa de Monitoria Acadêmica;
- Programa de Acompanhamento Acadêmico (PROA);
- Programa de Tutorias e Estratégias de Aprendizagem Compartilhada.
A pesquisa no âmbito do curso é articulada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com destaque para o Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI), que deve fomentar projetos envolvendo computação aplicada, automação, inteligência artificial e desenvolvimento de sistemas voltados a desafios locais e regionais.
Ademais, a participação discente em eventos científicos e em redes de pesquisa contribui para a consolidação de um ambiente acadêmico de inovação e produção de conhecimento.
As políticas de extensão, coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), asseguram a curricularização mínima de 10% da carga horária do curso, totalizando 380 horas de atividades extensionistas obrigatórias, com foco em práticas dialógicas, justiça social e desenvolvimento territorial.
Entende-se como extensão qualquer atividade em que o estudante atue como protagonista em interação com comunidades e instituições externas, contribuindo para a transformação social e para a formação cidadã.
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação e Informação detalha a organização curricular, o perfil do egresso, a estrutura de componentes curriculares obrigatórios e optativos, as atividades de extensão, o estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e as normas institucionais da UFSB.
O documento apresenta ainda a matriz curricular, as estratégias de ensino e aprendizagem, os procedimentos de avaliação, as políticas de acompanhamento acadêmico, os processos de avaliação do próprio PPC e a descrição da infraestrutura de apoio ao curso, garantindo aderência às demandas contemporâneas da área de computação e às necessidades específicas da região Sul da Bahia.
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