Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB deposita pedido de patente junto ao INPI
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFSB deposita pedido de patente junto ao INPI

  • Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 15h01
  • Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 17h58
imagem sem descrição.

Este pedido se soma aos demais produtos que a UFSB contabiliza desde a sua criação: 2 patentes em co-titularidade, 2 marcas e 1 programa de computador. O portfólio das propriedades da UFSB é apresentado no site da CCI.

Sobre o depósito

O depósito é fruto de resultados de projeto de pesquisa aprovado pela Chamada MCTI/CNPq n. 28/2018 – Universal submetido pelo prof. Matheus Ramalho de Lima, do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. O projeto intitulado “Avaliação de codornas japonesas e europeias alimentadas com dietas à base de milho/soja e de trigo/soja, com uso isolado e associado de xilanase e fitase, e variação na cor do programa de luz” foi submetido ao Edital de iniciação científica da UFSB, sendo contemplado com uma cota de bolsa, tendo como bolsista o discente de Engenharia Agrícola e Ambiental, Daniel Sales do Nascimento. Ambos, orientador e discente de iniciação científica à época, estão entre os inventores. Atualmente, Daniel cursa o segundo ano do mestrado em Ciência Animal pela UESC, sob orientação do professor Matheus, com avanços nos resultados desta pesquisa de modulação da microbiota intestinal desta vez com codornas japonesas. 

Os resultados foram bem interessantes e após uma prospecção tecnológica, observou possibilidade de proteção. Os documentos foram organizados e contou com o suporte do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI por meio do Programa de Mentoria. “O Programa de Mentoria foi essencial nesse momento, e o examinador de Patentes Hélio Santa Rosa contribuiu significativamente para o desenvolvimento deste documento de patente, com uma mentoria de excelência”, afirma o prof. Matheus.

O documento foi avaliado pelo Comitê Provisório de Inovação Tecnológica, que tem como objetivo avaliar o interesse da UFSB na titularidade de pedidos de patente por parte de seus docentes até o momento da publicação de resolução, aprovada pelo CONSUNI no último dia 14 de julho do corrente ano. A nomeação do Comitê foi feita por meio da portaria 08/2021, publicada no Boletim de Serviço Extraordinário, Edição n. 20. 

A patente de invenção tem como título “Composição, Processo de Fabricação e Uso Nutricional da Mesma Para Modificação do Perfil da Microbiota Intestinal e Eficiência Produtiva”, protocolada sob o número BR1020210165740. A invenção revela composição nutricional caraterizada por compreender fontes de proteína bruta, fibra bruta, cálcio, fósforo, energia metabolizável, lisina, metionina, treonina, triptofano, valina, arginina, polissacarídeos amiláceos, e enzimas exógenas (endo-1,4- ß-xilanase) e fitase (6-fitase). A invenção estimula bactérias, alterando o perfil da microbiota intestinal, amplia a degradação de fitato, gerando incremento da eficiência produtiva com maior ganho de peso e também maior produção de carcaça comercializável por lote produzido. Mais informações aqui.

O projeto de pesquisa contou com suporte especial da CEPLAC, que disponibilizou espaço físico para montagem do experimento. Além disso, a pesquisa teve apoio da empresa AB Vista, especialmente o Dr. Gilson Alexandre Gomes e Dr. Alexandre Barbosa de Brito, Diretor Global e Gerente Técnico América Latina da empresa. Essa parceria contribuiu consideravelmente com o desenvolvimento da pesquisa e que ambos, juntamente com outros pesquisadores envolvidos, estarão entre os autores nas publicações dos resultados desta invenção na forma de artigos, agora possível de submissão após depósito do pedido de patente. 

Para você pesquisador da UFSB que participa de um projeto de pesquisa que resulte, ou que possa resultar, em criação de objeto de propriedade industrial, entrem em contato pela CCI por meio do e-mail cci.proppg@ufsb.edu.br. Sugerimos que nesses casos seja imprescindível o contato especialmente antes de publicações que possam impedir a proteção junto aos órgãos competentes de sua criação.

Mais informações no site CCI/DPCI/PROPPG - https://ufsb.edu.br/proppg/dpci/cci

registrado em:
Fim do conteúdo da página