Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DGPPG > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 13h44 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 15h43 | Acessos: 2552

Os indivíduos que estão organizados hierarquicamente sob um liderança e que exercem atividades científicas e tecnológicas podem formalizar suas atividades através da formação de Grupos de Pesquisa, que são cadastrados em Diretório cuja gerência é realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq consolida as informações dos grupos de pesquisa e sintetiza dados sobre a organização das atividades de pesquisa sobre o perfil do cenário científico-tecnológica no Brasil. A Portaria CNPq nº 1.513, de 27 de outubro de 2023, regulamenta a habilitação das Instituições, o acesso, o uso operacional do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), e o Censo DGP no CNPq. É importante que os líderes de grupos de pesquisa conheçam essa normativa.

 

Na UFSB, a formação de novos grupos de pesquisa segue o disposto no Regimento Geral da Pós-Graduação (Resolução UFSB nº 023/2019), no qual constam os requisitos para solicitação dessa certificação.

 

Para ser líder de um grupo de pesquisa é necessário que o pedido seja encaminhado por docente efetivo da UFSB, que o/a líder do grupo de pesquisa comprove experiência comprovada na área de atuação do grupo de pesquisa e atenda a pelo menos um dos seguintes requisitos para solicitar credenciamento como líder ou manter o status no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:


I - Ser ou ter sido bolsista de produtividade do CNPq, ou similar, nos últimos 10 anos;
II - Ser ou ter sido coordenador/a de projeto de pesquisa aprovado por agência de fomento pública (CNPq, CAPES, Finep ou fundações estaduais de amparo à pesquisa) nos últimos 10 anos;
III - ter orientado estudante de doutorado nos últimos 10 anos, como orientador/a principal;
IV - apresentar comprovação de produção científica compatível com o conceito “regular” em sua área de avaliação nos últimos quatro anos, de acordo com documento de área da CAPES.

 

O Fluxo para solicitação dos pedidos de formação de grupos de pesquisa pode ser acesso aqui.

O Manual com as funcionalidades no SIGAA para cadastro de novos de Pesquisa encontra-se aqui

 

Quer conhecer os Grupos de Pesquisa Certificados pela UFSB? Acesse aqui e use os filtros indicados abaixo:

DGP.png

 

 

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página