Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CGGR > Setor de Gestão de Processos > Arquitetura de Processos
Início do conteúdo da página

Arquitetura de Processos

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2026, 06h51 | Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2026, 07h06 | Acessos: 16

Ao observar a organização como um todo, percebe-se que ela é composta por uma grande variedade de processos, com diferentes categorias e graus de complexidade, desde maiores e abstratos até processos mais operacionais do dia a dia. 

Para compreender melhor essa composição, é preciso analisar seus diferentes níveis de detalhamento. Grandes grupos de atividades podem ser agregados em macroprocessos, que por sua vez se desdobram em processos e subprocessos, chegando até o nível de atividades e tarefas individuais.

Essa decomposição estruturada é o que se denomina arquitetura de processos: a organização dos processos institucionais em diferentes níveis hierárquicos, do estratégico ao operacional.

 O nível mais alto, mais estratégico, é representado pela cadeia de valor, que é composta pelo conjunto de macroprocessos que são executados para entregar valor à sociedade. Tradicionalmente, a cadeia de valor é dividida em macroprocessos de gestão, finalísticos e de suporte. A visão hierárquica dos processos é representada da seguinte forma. (BRASIL, 2024)

Figura da arquitetura de valor

Fim do conteúdo da página