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Publicação do Regimento Interno da Propa e visita da Dinfra aos campi da UFSB

  • Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 14h06
  • Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 09h31
  • Acessos: 573

Na mesma semana em que a Pró-Reitoria de Administração (Propa) teve seu Regimento Interno publicado, documento que representa efetivo avanço no processo de amadurecimento institucional e, sobretudo, diante dos Índices de Governança e Gestão (IGG) do TCU, a equipe da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/Propa) realizou visitas técnicas e prospectivas aos campi da UFSB. As visitas e reuniões contaram com a presença das Coordenações de Apoio Administrativo de cada campus, com responsáveis locais pela infraestrutura e Decanatos, além da presença da Pró-Reitora de Administração professora fran Silva, da Diretora Lívia Berti Sanjuan Farias, do Coordenador de Projetos e Obras Daniel Gonçalves Neto, do Coordenador de Manutenção e do chefe do Setor de Gestão de Contratos e Planejamento de Manutenção, Simon Delabie e Adinailson Guimarães.

As reuniões e visitas técnicas aos diversos espaços administrativos e acadêmicos dos campi de Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas tiveram como pauta discutir e reapresentar indicadores, fluxos processuais e manuais da Dinfra/Propa. Além disso, promover alinhamentos entre as equipes locais e identificar prioridades de projetos arquitetônicos, manutenção predial e reformas. Dentre os indicadores, a Coordenação de Manutenção destaca o painel da gestão de manutenção, ferramenta de livre acesso para toda a comunidade que permite acompanhamento e monitoramento dos serviços de manutenção da Dinfra/Propa. Pela Coordenação de Projetos e Obras, destacam-se os fluxos processuais e manual para solicitação de projetos de arquitetura e engenharia na Dinfra/Propa.

Seguindo agenda prévia, no dia 18 de agosto de 2023 a equipe se dirigiu às instalações das recém inauguradas edificações do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica (NVGA) e do Núcleo Pedagógico do Campus Jorge Amado (Ilhéus). Foi possível identificar demandas diversas, como de serviço de manutenção predial, além da verificação do funcionamento dos sistemas de tratamento biológico de esgoto e tratamento para reaproveitamento de águas cinzas (wetland).

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No período da tarde, a equipe da Dinfra/Propa se reuniu com a Comissão Gestora do CJA, no intuito de apresentar indicadores e fluxos da Dinfra/Propa a gestores das Unidades Acadêmicas, além de identificar as demandas de serviços e suas respectivas prioridades, conforme planejamento conjunto. Além da equipe da Dinfra/Propa, participaram da reunião a Decana professora Silvia Kimo (CFPPTS), o Decano professor Raonei Campos (CFTCI), o Decano professor Fernando Soares (IHAC-CJA), o Vice-Decano professor João Carlos Medeiros (CFCAf), a Coordenadora de Apoio Administrativo do CJA Ana Rita Barbosa e o Chefe do Setor de TI do CJA Fabiano Ferreira.


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Na sequência, dias 21 e 22 de agosto, em agenda no Campus Paulo Freire, foram identificados serviços para curto, médio e longo prazo, além de visita à implantação da subestação que alimentará por completo o Núcleo Pedagógico do campus de Teixeira de Freitas. Além da equipe da Dinfra/Propa, participaram da reunião o Decano professor William Freitas (CFCS), a decana professora Livia Lemos (IHAC-CPF), o decano professor Frederico Neves (CFDT), coordenadora da Rede Cuni professora Caroline Caputo, o substituto do Coordenador de Apoio Administrativo do CPF Samuel Siquara e a chefe do setor de infraestrutura do CPF Eduarda Lopes Oliveira.

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A visita ao Campus Sosígenes Costa ocorreu no dia 23 de agosto, com reunião da equipe Dinfra/Propa e a Comissão Gestora após inspeção técnica a espaços acadêmicos e administrativos, com levantamento de prioridades e planejamento de ações com vistas à melhoria estrutural das instalações. Participaram a Vice-Decana professora Juliana Quadros (CFCAM), a Vice-Decana professora Aline Nunes (CFAC), a Decana professora Luciana Ávila (CFCHS), o Decano professor Francisco Assis (IHAC-CSC), o Coordenador de Apoio Administrativo Fagner Souza e o chefe do setor de infraestrutura do CSC Victor Porto.

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Como resultado, a Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/Propa) espera receber listagem de prioridades por campus. Tal documento deve possibilitar o planejamento de ações de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de serviços de manutenção e reformas ou obras para diversos cenários nos próximos meses e anos. Esse levantamento também deve possibilitar a produção técnica de subsídios para a Reitoria da UFSB atuar na captação de recursos junto ao Ministério da Educação, por exemplo.

A Diretora de Infraestrutura Livia Berti Sanjuan Farias avaliou a visita como muito proveitosa, pois permite realização de alinhamento entre as equipes que trabalham a vários quilómetros de distância. Destacou ainda a importância da atuação local do setor de infraestrutura do CPF, na figura da servidora Eduarda Lopes Oliveira, e do CSC, por meio do servidor Victor Porto, além de ressaltar a necessidade de ocupação do posto técnico local no CJA, apesar do relevante apoio dado pela Coordenadora de Campus e pelo servidor Fabiano Ferreira do setor de operações de TI nas inúmeras demandas relacionadas à infraestrutura do campus. Em consonância, a Pró-Reitora professora fran Silva (Propa) ressaltou que as Coordenações de Apoio Administrativo dos Campi, Ana Rita Barbosa (CJA), Fagner Souza (CSC) e Paulo Borges (CPF), representado na ocasião pelo servidor Samuel Siquara, possuem papel fundamental no encaminhamento de demandas e no andamento das ações de infraestrutura dos campi, uma parceria de sucesso que possibilita o efetivo funcionamento administrativo de modo mais orgânico na Universidade. 

Por fim, quanto à publicação da Resolução n˚ 09/2023, que dispõe sobre o Regimento Interno da Propa/UFSB, a Pró-Reitora comemorou o significativo amadurecimento institucional da Pró-Reitoria e também da UFSB. Tal avanço ocorre uma vez que o Regimento Interno promoverá melhor avaliação institucional junto aos índices do TCU, o que garante maior fluidez e segurança nos processos avaliados por padrões de governança, riscos e fluxos, como as segregações de funções nos processos de contratação pública ou as atribuições específicas de trabalhos técnicos, por exemplo, funções agora definitivamente registradas em normativa interna a ser seguida, além da legislação vigente, por gestores(as) e por toda a equipe.


Texto: Propa.

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