Página inicial > Notícias > Estudantes deverão apresentar equipamentos para regularização patrimonial da UFSB
Últimas notícias

• Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 16h07
  • Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 16h10

A Pró-Reitoria de Administração (Propa), em ação institucional organizada pela Coordenação de Gestão de Bens Móveis (CGBM) da Diretoria Administrativa (Dirad), informa assinatura da Portaria n˚ 31/2023 – PROPA, que convoca os(as) discentes da UFSB responsáveis por equipamentos disponibilizados para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, notebooks e tablets, para apresentação dos mesmos.

A apresentação dos equipamentos é necessária e obrigatória, uma vez que visa cumprir o que estabelece a Portaria nº 4.378/2022 do Ministério da Economia (ME), que determina o uso do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (SIADS) “no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas dependentes do Poder Executivo federal, para o gerenciamento e controle dos acervos de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos”.

O chamamento realizado agora, destinado ao público estudantil da UFSB, ocorre em continuidade a chamado semelhante realizado anteriormente, para apresentação de equipamentos acautelados para uso de docentes ou de técnicos(as)-administrativos(as) no desenvolvimento de suas funções. O prazo nacional estabelecido pela Portaria nº 4.378/2022 do Ministério da Economia (ME) para implantação do SIADS é de 1º de julho de 2023, motivo pelo qual a UFSB já realizou o levantamento dos equipamentos utilizados por servidores(as) e, neste momento, inicia o levantamento das informações referentes aos equipamentos de utilização dos(as) estudantes.

Neste primeiro momento, a apresentação dos equipamentos, notebooks e tablets, com ou sem condição de uso, ocorrerá entre os dias 01 e 17 de fevereiro de 2023, no campus em que o(a) discente está matriculado(a)Os locais para apresentação dos equipamentos em cada Campus serão previamente divulgados pelas respectivas equipes das Coordenação de Apoio Administrativo.

Assim como informado na ocasião da apresentação de equipamentos utilizados por servidores(as), a Pró-Reitora de Administração Profa. fran Silva lembrou que a apresentação dos bens tem por finalidade regularizar o patrimônio institucional, o que possibilitará o registro adequado dos bens no SIADS. Em complementação, a Pró-Reitora informou que nenhum equipamento considerado essencial para o desenvolvimento das atividades acadêmicas será recolhido em definitivo, exceto casos excepcionais ou por opção do(a) próprio(a) estudante.

O Coordenador de Gestão de Bens Móveis da Dirad/Propa Wagner Sá ressaltou que para viabilizar a determinação ministerial, a UFSB realizará levantamento de inventários e de responsabilidades sobre uso e guarda dos bens, além de atualização e renovação de termos de empréstimos, entre outras ações necessárias à migração de sistema de forma eficiente. A Diretora Administrativa (Dirad/Propa) Tatiane Borges informou, ainda, que o SIADS possibilitará a realização de inventários eletrônicos e a automação do registro contábil no SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), o que por sua vez garante o bom gerenciamento patrimonial e permite reaproveitamento de bens, em consonância com as definições governamentais sobre gestão de materiais.

Texto: PROPA

Notícia relacionada: https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/3907-propa-convoca-discentes-para-regularizac-a-o-de-equipamentos-sob-empre-stimo