Página inicial > Notícias > UFSB obtém Selo A do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações

UFSB obtém Selo A do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações

• Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h09
  • Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h24

A Universidade Federal do Sul da Bahia, buscando cumprir seu compromisso com a sustentabilidade, obteve o Selo A do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – PROCEL EDIFICA – para os projetos dos edifícios Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica do Campus Jorge Amado (Ilhéus – BA) e Núcleo Pedagógico do Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas – BA).

Captura de Tela 2022-12-14 às 15.54.22.png

O PROCEL EDIFICA foi instituído em 2003 pela ELETROBRAS/PROCEL e atua de forma conjunta com o Ministérios de Minas e Energia, o Ministério das Cidades, as universidades, os centros de pesquisa e entidades das áreas governamental, tecnológica, econômica e de desenvolvimento, além do setor da construção civil. O Programa busca promover o uso racional da energia elétrica em edificações com o objetivo de incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação etc.), reduzindo assim os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.

Captura de Tela 2022-12-14 às 16.05.47.png
   NP - Núcleo Pedagógico do Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas - BA) da UFSB

Para definição do selo, que varia de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), o Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE) da UFPEL avaliou o desempenho térmico da cobertura, paredes e janelas conforme a zona bioclimática no qual os projetos estão inseridos, o nível de eficiência energética do sistema de iluminação e o nível de eficiência energética do sistema de condicionamento de ar.

cja 2.jpeg

Campus Jorge Amado (Ilhéus-BA) da UFSB, em destaque NVGA - Núcleo de Vivências e Gestão Acadêmica

O consumo de energia é um aspecto ambiental relevante para o impacto ambiental das edificações e para as mudanças climáticas. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC indicou que, para limitar o aquecimento global em 1,5°C, é preciso reduzir o consumo global de energia até 2050 em 32% em relação ao consumo de 2010. A redução do consumo de energia também está fortemente ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organizações das Nações Unidas – ONU.

A Diretora de Infraestrutura (Dinfra) da Pró-Reitoria de Administração (Propa) Lívia Berti Sanjuan lembra que projetos mais adaptados às realidades locais e globais são de suma importância para o conforto ambiental esperado pelos(as) usuários(as) e também pelas novas gerações. Ressaltou ainda o longo, contínuo e conjunto trabalho realizado por toda a equipe e comunidade da UFSB ao longo dos 05 anos de elaboração de projetos e construção das edificações Selo A PROCEL EDIFICA da UFSB.

Com informações da Dinfra/Propa e Procel Edifica.