Página inicial > Notícias > PROGEAC encaminha recomendações para retorno às aulas do 2º quadrimestre de 2020
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 20h36
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h14

Os encaminhamentos e recomendações contidos no documento sistematizado pela Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) são resultado dos encontros com a Comissão Gestora dos três campi, com professores/as de cada um dos campi e com o DCE e estudantes, que ocorreram entre os dias 21 e 28 de setembro, organizados pela PROGEAC com a participação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e da Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF). As rodas de conversas com os/as docentes foram mediadas pelos professores Eliseu Alves da Silva, Ivana Gamerman e Maristela Midlej.

Os encontros tiveram como objetivo analisar o percurso inicial do retorno às aulas mediadas por tecnologias e buscar soluções e traçar caminhos para o segundo quadrimestre de 2020, que terá início na próxima terça-feira, 13 de outubro, com a Semana de acolhimento, que será realizada on-line nos três campi.

O documento está dividido em três partes (síntese dos encontros; encaminhamentos para o quadrimestre 2020.2; e recomendações para o quadrimestre 2020.2.), de forma bastante sucinta, e expande questões tratadas na Resolução n. 15/2020 e na Portaria n. 409/2020, a partir das experiências dos/as professores/as e estudantes ocorridas no primeiro quadrimestre.

A professora Gabriela Rodella, Coordenadora de Educação em Rede da PROGEAC, que fez a relatoria dos encontros, acredita que estes foram muito proveitosos, pois possibilitaram que diversos grupos expusessem seus pontos de vista.

A proposta de criação de um fórum permanente de discussão autogerido pelos próprios docentes, que será lançado em breve, foi feita pela prof.ª Ivana Gamerman, que mediou o encontro com os professores do campus Paulo Freire. Também veio dos professores a solicitação para que os cursos de formação docente sobre o ensino por intermediação tecnológica fossem disponibilizados.

Recomendações como a de reavaliação da quantidade de atividades solicitadas aos/às estudantes em substituição às aulas remotas e a de realização de mais encontros regulares nos Componentes Curriculares (CCs) advêm das dificuldades apontadas por estudantes de acompanhar os CCs, mas também por professores/as, que veem no número excessivo de inscrição em CCs um fator gerador de problemas, principalmente em aulas realizadas on-line, em que forçosamente há um número maior de tarefas a serem realizadas fora do ambiente de sala de aula.

O documento pode ser acessado aqui.