Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > PROGEAC encaminha recomendações para retorno às aulas do 2º quadrimestre de 2020
Início do conteúdo da página
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

PROGEAC encaminha recomendações para retorno às aulas do 2º quadrimestre de 2020

  • Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 20h36
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 19h14
  • Acessos: 2028

Os encaminhamentos e recomendações contidos no documento sistematizado pela Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) são resultado dos encontros com a Comissão Gestora dos três campi, com professores/as de cada um dos campi e com o DCE e estudantes, que ocorreram entre os dias 21 e 28 de setembro, organizados pela PROGEAC com a participação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e da Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF). As rodas de conversas com os/as docentes foram mediadas pelos professores Eliseu Alves da Silva, Ivana Gamerman e Maristela Midlej.

Os encontros tiveram como objetivo analisar o percurso inicial do retorno às aulas mediadas por tecnologias e buscar soluções e traçar caminhos para o segundo quadrimestre de 2020, que terá início na próxima terça-feira, 13 de outubro, com a Semana de acolhimento, que será realizada on-line nos três campi.

O documento está dividido em três partes (síntese dos encontros; encaminhamentos para o quadrimestre 2020.2; e recomendações para o quadrimestre 2020.2.), de forma bastante sucinta, e expande questões tratadas na Resolução n. 15/2020 e na Portaria n. 409/2020, a partir das experiências dos/as professores/as e estudantes ocorridas no primeiro quadrimestre.

A professora Gabriela Rodella, Coordenadora de Educação em Rede da PROGEAC, que fez a relatoria dos encontros, acredita que estes foram muito proveitosos, pois possibilitaram que diversos grupos expusessem seus pontos de vista.

A proposta de criação de um fórum permanente de discussão autogerido pelos próprios docentes, que será lançado em breve, foi feita pela prof.ª Ivana Gamerman, que mediou o encontro com os professores do campus Paulo Freire. Também veio dos professores a solicitação para que os cursos de formação docente sobre o ensino por intermediação tecnológica fossem disponibilizados.

Recomendações como a de reavaliação da quantidade de atividades solicitadas aos/às estudantes em substituição às aulas remotas e a de realização de mais encontros regulares nos Componentes Curriculares (CCs) advêm das dificuldades apontadas por estudantes de acompanhar os CCs, mas também por professores/as, que veem no número excessivo de inscrição em CCs um fator gerador de problemas, principalmente em aulas realizadas on-line, em que forçosamente há um número maior de tarefas a serem realizadas fora do ambiente de sala de aula.

O documento pode ser acessado aqui.

Fim do conteúdo da página