Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Práticas > Mobilidade Acadêmica
Início do conteúdo da página

Mobilidade Acadêmica

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 11h18 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 11h44 | Acessos: 5158

O Programa de Mobilidade Acadêmica tem como objetivo possibilitar aos/às discentes regularmente matriculados/as em cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IES) que participam do convênio ANDIFES, cursar componentes curriculares na UFSB, conforme regulamentação que consta no convênio assinado pela ANDIFES e Colégio de Pró-Reitores de Graduação (COGRAD) com o intuito de fomentar a cooperação técnico-científica.

O/A discente poderá realizar mobilidade na UFSB por até dois períodos letivos, de acordo com os critérios estabelecidos em cada convênio e concordância da instituição de origem e de destino.

Para participar, os/as discentes deverão estar regulamente matriculados/as em um curso de graduação na IES de origem no período anterior à efetivação da mobilidade; ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de graduação e possuir no máximo duas reprovações nos dois semestres/quadrimestres imediatamente anteriores ao período pleiteado para mobilidade; apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 7 (sete) e não estar matriculado/a no último semestre/quadrimestre do curso de graduação na IES de origem, sendo necessário voltar à IES de origem para cursar, no mínimo, mais um semestre/quadrimestre após conclusão da mobilidade acadêmica.

 

PERÍODO DE SOLICITAÇÃO

A Coordenação de Práticas Educativas receberá solicitações de estudantes de outras IES no Programa de Mobilidade Acadêmica até 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres letivos subsequentes.

Estudantes da UFSB interessados/as em realizar mobilidade para outras Instituições Federais de Ensino deverão consultar junto às IES de destino as datas previstas para aceite de documentação nas mesmas.

 

 

ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES DA UFSB

Estudantes da UFSB interessados/as em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica em outras IES deverão consultar o/a Coordenador/a do seu Curso para elaborar o plano de estudos seguindo o modelo proposto pela instituição pleiteada, observando as ementas dos componentes curriculares que serão cursados em mobilidade para fins de aproveitamento quando do retorno.

 

Documentação obrigatória a ser apresentada:

1. Carta de motivação explicitando as justificativas acadêmicas que embasam o pedido de mobilidade.

2. Plano de estudos preenchido e assinado pela coordenação de curso.

3. Histórico Acadêmico.

4. Cópias do RG e CPF.

5. Ementas e programa dos componentes curriculares a serem cursados.

 

 

ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES DE OUTRAS IES

Estudantes das demais IES conveniadas interessados/as em aderir ao Programa de Mobilidade Acadêmica da UFSB deverão procurar as informações iniciais junto ao Setor/Núcleo de Mobilidade Acadêmica da sua universidade e consultar a coordenação do Colegiado do seu curso para elaborar o plano de estudos. O/A coordenador/a do curso deverá analisar as ementas/programas das disciplinas a serem cursadas pelo/a estudante na UFSB, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do/a estudante.

 

Documentação obrigatória a ser apresentada:

1. Carta de apresentação do/a estudante

2. Plano de estudos preenchido e assinado pela coordenação de curso.

3. Comprovante de matrícula e Histórico Acadêmico.

4. Cópias do RG e CPF.

5. Ementas e programa dos componentes curriculares a serem cursados.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Mobilidade Acadêmica através do e-mail pma@ufsb.edu.br


registrado em:
Fim do conteúdo da página