Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROA

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 14h47 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 12h40 | Acessos: 4009

O Programa de Acompanhamento Acadêmico (PROA), regulamentado pela resolução n. 28/2019 é uma política institucional de permanência estudantil da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que tem como objetivo instruir as trajetórias acadêmicas e proporcionar aos/às estudantes de graduação obter maior conhecimento do modelo institucional da UFSB e das possibilidades de construção de percurso formativo. Dentre os objetivos específicos do PROA, vale destacar: I) a viabilização da filiação acadêmica dos/as ingressantes, acolhendo-os/as no seu contexto universitário; II) a contribuição para a realização profissional e acadêmica dos/as discentes, orientando-os/as quanto ao currículo do curso e aos percursos formativos; e III) a redução da retenção, evasão e abandono.

O PROA ocorre a partir das seguintes modalidades: I) orientação coletiva por meio de cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa e workshops, realizados periodicamente; e II) orientação individualizada por meio de relação direta entre orientador/a e estudante.

O Programa conta com um banco de orientadores/as composto por docentes indicados/as pelos Colegiados de cursos e por docentes e técnico/as em assuntos educacionais inscritos/as voluntariamente no Programa a partir de editais anuais.

Para participar do PROA, o/a estudante deve consultar o banco de orientadores/as e, a partir da sua demanda acadêmica e da área de atuação dos/as orientadores/as disponíveis, escolher e entrar em contato com algum/a dos/as servidores/as que compõem o Programa.

Para mais informações sobre o PROA entre em contato com o Setor de Programas e Projetos (SPP/DEA/PROGEAC) através do email spp@ufsb.edu.br

 

Resolução n. 28/2019

Banco de Orientadores



Editais

Formulários PROA

registrado em:
Fim do conteúdo da página