Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Práticas > Monitorias
Início do conteúdo da página

Monitorias

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 11h17 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 11h36 | Acessos: 9845

A Monitoria é uma prática pedagógica exercida por estudantes de graduação em componente curricular, supervisionada por docente, cujos objetivos consistem em acompanhar os/as discentes que apresentem dificuldades nos seus processos de aprendizagem; possibilitar aos/às estudantes da graduação experiências relacionadas à docência, por meio de sua inserção como mediador dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nos componentes curriculares e auxiliar o desenvolvimento das atividades didáticas nos cursos de graduação, com o intuito de atingir a excelência acadêmica.

O Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia é regulamentado pelas Resoluções n. 08/2019 e n. 20/2021 e ocorre quadrimestralmente por meio da publicação de editais de submissão de projetos pelos/as docentes e de seleção dos/as estudantes candidatos/as à monitoria.

A monitoria, ao fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino, qualifica o desempenho acadêmico das/os estudantes dos cursos de 1º e 2º ciclos da UFSB, possibilitando experiências relacionadas à docência e estimulando a integração entre o corpo docente e discente. Contribui ainda para a melhoria do ensino de graduação ao proporcionar o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, aproximando docentes supervisores/as e monitores/as na orientação dos/as estudantes; auxilia na redução dos índices de evasão e reprovação dos componentes curriculares; propicia a iniciação à docência do/a monitor/a e encoraja os/as estudante e docentes a assumirem novos desafios na melhoria das práticas de ensino-aprendizagem.

Para outras informações, entre em contato através do e-mail monitorias@ufsb.edu.br


registrado em:
Fim do conteúdo da página