Licenciatura Interdisciplinar em Humanas e Sociais e suas tecnologias
Apresentação do Curso
Com o objetivo de formar docentes para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, oferecendo uma formação geral humanística, científica e artística, utilizando estratégia metodológica de base interdisciplinar, a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias vem preencher importante lacuna acadêmica no que concerne à formação interdisciplinar dos professores da Educação Básica.
Egressas(os) das LIs da UFSB terão formação plena para a docência na Educação Básica, podendo atuar em Componentes Curriculares concernentes à sua área de formação, integrando competências, saberes e práticas das comunidades com as quais convivem de forma consciente, sensível, ética e qualificada. Serão capazes de reconhecer a complexidade social e educacional da sua região e atuar em prol da transformação da realidade.
Busca-se formar docentes com autonomia profissional, autores e pesquisadores de sua própria prática, que reconhecem a si mesmos como sujeitos em processo de formação permanente.
TURNO: Noturno
REGIME LETIVO: Quadrimestral
PERÍODO MÍNIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 10 quadrimestres letivos
PERÍODO MÁXIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 18 quadrimestres letivos
CARGA HORÁRIA E CREDITAÇÃO PREVISTAS:
- a) Carga horária de estágio obrigatório: 400 horas
- b) Carga horária de práticas: 405h
- c) Atividades Complementares 210h
- d) Carga horária em outros componentes curriculares: 2.220 horas
- e) Carga horária total: 3.235 horas total
Matriz Curricular
A matriz curricular da LICHS compreende:
- Formação Geral- 420h => A Etapa de Formação Geral, comum a todos oas graduações na universidade, destina-se à aquisição, pelos estudantes, de competências e habilidades que permitam compreensão pertinente e crítica da complexa realidade regional, nacional e global.
- Formação Pedagógica(Núcleo Comum da Educação) - 330h => composto por componentes curriculares obrigatórios, correspondendo a temáticas e metodologias que irão aprimorar o desempenho do egresso nas atividades como docente, na pesquisa em educação e na gestão de currículos. Estão presentes nesse eixo componentes curriculares voltados a abordagem de temas transversais, mesmo que contemplados em outros componentes curriculares.
- Formação Teórico Metodológica- 180h => composto por três componentes curriculares que visam o debate teórico metodológico dentro das Ciências Humanas e Sociais, visando uma apropriação e aproximação epistemológica interdisciplinar na área.
- Seminários Temáticos - 300h =>Os seminários temáticos são componentes curriculares cuja premissa básica é o aprofundamento de conceitos e teorias em articulação com o mundo contemporâneo e com o campo da educação, especialmente na educação básica. As temáticas escolhidas aprofundam o debate no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, privilegiando também temas transversais.
- Práticas:Laboratórios Interdisciplinares e Interculturais - 405h => são componentes curriculares que articulam teoria e prática a partir da problematização das diferentes realidades escolares. A observação do ambiente escolar associada a proposição de novas metodologias para o trabalho pedagógico promoverá a intervenção no cotidiano escolar a partir da orientação direta dos professores
- Optativos - 300h =>Os estudantes devem cursar 300 horas de componentes curriculares optativos pertencentes escolhidos entre aqueles da Grande Área de Humanidades e das Áreas de Concentração e permitam a interface com temas relevantes a formação docente na área de Ciências Humanas e Sociais, ao mesmo tempo em que propicie um olhar abrangente e interdisciplinar.
- Formação Livre - 210h =>Os/as estudantes deverão cursar ao menos 210 horas de componentes curriculares livres, escolhidos entre do leque de ofertas dos cursos da UFSB, nos Bacharelados Interdisciplinares, Licenciaturas Interdisciplinares e cursos de 2º ciclo. Aposta-se na autonomia de escolhas dos estudantes, balizados pelos princípios formativos preconizados pela instituição.
- Estágio Supervisionado - 400h =>Estágio é um elemento obrigatório na formação do estudante. O estágio é organizado em momentos que contemplem a observação e participação na realidade escolar, observação e participação em espaços diversos de aprendizagem como museus, centros culturais etc, elaboração e aplicação de projeto interdisciplinar e regência de sala de aula.
- Atividades Complementares - 210h =>participação do/a estudante em atividades artísticas, culturais, esportivas, científicas e de representação estudantil, seja na Universidade, na comunidade, em instituições, organizações ou outros espaços, visando à aquisição e/ou produção de conhecimentos e habilidades importantes para o exercício profissional, o voluntariado e a cidadania, e que contribuam para a complementação da sua formação pessoal, social, cultural e acadêmica.
Formas de Ingresso
O acesso ao curso se dá pela com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou por meio de edital de processo seletivo próprio, via rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários e Campi Sedes.
Documentos
Atas
- REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS (06/12/21)
- REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS (14/02/22)
- REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS (04/03/22)
- REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS (01/04/22)
Corpo Docente
Anne Greice Soares Ribeiro Macedo
Graduada em Direito, Especialização em Estudos Literários, Mestre e Doutora em Letras, professora Adjunta da UFSB.
Angela Maria Garcia
Licenciada em Ciências Sociais e História, Mestre e Doutora em Antropologia, professora Associada da UFSB.
Cristiane Muniz Thiago
Graduada em História, Mestre em Memória Social, Doutora em História, professora Adjunto da UFSB.
Cristiano da Silveira Longo
Graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Psicologia Escolar, da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, professor Associado da UFSB
Eliana Povoas Pereira Estrela Brito
Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação, Mestre e Doutora em Educação, Professora Associada da UFSB.
Gilmara dos Santos Oliveira
Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação, Doutora em Difusão do Conhecimento, professora Adjunta UFSB.
Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
Graduado em Psicologia e em Fonaudiologia, Mestre em Educação, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor Adjunto da UFSB.
Márcio José Silveira Lima
Licenciado e Bacharel em Filosofia, Mestre e Doutor em Filosofia, professor Adjunto da UFSB.
Maria Aparecida de Oliveira Lopes
Graduada em História, Mestre e Doutora em História, professor Adjunto da UFSB.
Rodrigo Ribeiro Barreto
Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Pós-doutorado em Artes e Multimeios, professor Adjunto da UFSB.
Ronie Alexsandro Teles da Silveira
Graduado em Filosofia, Mestre em Filosofia, Doutor em Psicologia, professor Adjunto da UFSB.
Sílvia La Regina
Graduada em Letras, Mestre e Doutora em Letras e Linguística, professora Adjunto da UFSB.
Sergio Eduardo Martins Pereira
Graduado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia, professor Associado da UFSB.
Sttela Narita
Licenciada em Psicologia, Graduada em Filosofia, Mestre em Ciências Sociais e Doutora Interdisciplinar em Ciências Sociais, professora Associada da UFSB
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