Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias
Apresentação do Curso
A Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias (LILT) do Campus Sosígenes Costa (CSC), tal como constituída na UFSB, abrange a oferta de componentes curriculares específicos de língua portuguesa, estudos linguísticos, estudos literários e línguas estrangeiras; assim como componentes do campo político-cidadão e também os da interface das linguagens com outras áreas do conhecimento, naquilo que diz respeito não à ênfase nos seus conteúdos, mas, sim, à atenção às relações imprescindíveis para a constituição do sujeito-professor/a da educação básica. A pluralização do termo Linguagens reporta-se não à incorporação dos componentes de Artes, Educação Física e Matemática, tal como proposto por políticas governamentais recentes, como as Bases Nacionais Comuns Curriculares, mas, sim, às relações inter e multidisciplinares que se tecem a partir das grandes áreas de língua portuguesa, literatura e línguas estrangeiras. A proposição é construir junto com o/a estudante diversas possibilidades de ensino a serem fomentadas a partir do tratamento dado à língua. A LILT CSC compreende uma formação específica profissional na área de graduação, no que diz respeito aos conteúdos específicos relacionados à área de Letras e Linguística.
A LILT está vinculada ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa (IHAC/CSC), em Porto Seguro. Em consonância com os objetivos da Universidade, almeja ser uma referência de excelência no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase à indissociabilidade dessas ações acadêmicas, mediante a concepção de que devem ser complementares, sedimentadas por planos de ação que deem conta de proporcionar ao/à estudante a vivência com os aspectos comuns que há entre elas. Engajar-se como sujeito produtor de conhecimento significa, desse modo, transitar entre uma(s) e outra(s) ao mesmo tempo, criando novas formas de se relacionar com o espaço acadêmico que proporcionem um trânsito mais efetivo com a futura docência na educação básica.
Para a sua materialização, a LILT CSC constrói-se com base em uma arquitetura curricular de oferta de componentes curriculares obrigatórios (teóricos e práticos), de componentes curriculares optativos, de estágios supervisionados, de componentes curriculares de extensão, além de promover o protagonismo discente para o desenvolvimento de atividades de extensão e de atividades complementares. Isso possibilita uma formação acadêmica que articula permanentemente a formação teórica com inúmeras práticas, em particular, através da proposição de laboratórios interdisciplinares com foco em uma formação para o ensino na educação básica de língua portuguesa e de literaturas. Estas últimas entendidas como plurais e diversas na contemporaneidade. Para atingir os seus objetivos, o curso está estruturado em oito semestres letivos, no período noturno.
Numa dimensão educativa, o estudo de procedimentos metodológicos nas áreas de língua portuguesa, de estudos linguísticos, de estudos literários e de línguas estrangeiras estimula o respeito às diferenças culturais, sociais, de crenças e de etnias. O enfoque dado a esse entrecruzamento de possibilidades pedagógicas busca responder aos enfrentamentos acerca da necessária reestruturação dos cursos de Licenciatura. Essa tem sido uma demanda constante, advinda tanto das políticas públicas para a área, como das contribuições de pesquisas acadêmicas. Pretende-se, portanto, garantir uma formação ampla e interdisciplinar que articule teorias e práticas pedagógicas com base na compreensão e interpretação permanente das realidades da educação básica. Desta forma, espera-se que o/a egresso/a do curso promova, de modo autônomo, um ensino inovador, crítico e inclusivo como futuro/a professor/a de língua portuguesa e de literaturas.
O/A licenciado/a na LILT CSC terá as seguintes habilidades e competências necessárias para o trabalho na educação básica (ensino fundamental (anos finais), médio e EJA):
- Conhecer e dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental (anos finais), médio e na educação de jovens e adultos;
- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento do/a estudante, utilizando o conhecimento já sedimentado das áreas a serem trabalhadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como a capacidade de analisar e mediar situações de ensino e aprendizagem na área de linguagens;
- Refletir sobre a linguagem e estabelecer relações com a cultura, a produção e a aquisição de conhecimento, indicando também relações com os processos de aprendizagem e com a construção de discursos na constituição do sujeito;
- Conhecer e respeitar a diversidade linguística e cultural dos alunos, identificando-as em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
- Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, e de forma interdisciplinar, para a elaboração dos conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo;
- Produzir materiais didáticos inovadores, levando em conta as características e necessidades dos/as estudantes e, ao mesmo tempo, as demandas comunicativas, notadamente o uso da tecnologia e de plataformas educativas digitais;
- Diversificar a avaliação de aprendizagem, utilizando estratégias que permitam, mediante resultados alcançados pelos/as estudantes, reformular metodologias e criar intervenções pedagógicas com o objetivo de melhora do desempenho e das competências dos/as estudantes;
- Desenvolver pesquisas que o/a habilite a refletir criticamente sobre o processo de construção de conhecimento interdisciplinar e mediado por novas tecnologias;
- Contribuir para o incremento do repertório científico, estético e cultural, constituindo-o ferramenta de leitura, análise, interpretação e crítica de variados textos, considerando suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem e de formação docente no ensino fundamental (anos finais), no ensino médio e na educação de jovens e adultos;
- Interagir com as manifestações culturais da comunidade na qual se situa, demonstrando sensibilidade na apreciação, análise e interpretação dos processos culturais e artísticos visuais, verbais, musicais e performáticos.
Matriz Curricular e Projeto Pedagógico
A Matriz Curricular da LILT compreende:
Formação Geral – 390h
Currículo comum da UFSB que visa preparar o estudante para a vida acadêmica e cidadã. Compreende eixos como Artes e Humanidades, Ciências, Línguas Estrangeiras, Matemática e Computação, e Produção Textual Acadêmica.
Núcleo Comum das Licenciaturas (Formação Pedagógica) – 420h
Abrange componentes didático-pedagógicos obrigatórios voltados à cultura escolar, currículo, diversidade, gestão e inclusão. Enfatiza fundamentos da docência e práticas educativas com base nas diretrizes nacionais.
Formação Específica (Teórico-Metodológica) – 750h
Componentes obrigatórios nas áreas de estudos linguísticos e literários, com foco teórico-metodológico nas linguagens. Abrange temas como fonologia, semântica, literatura e ensino de leitura literária.
Laboratórios Interdisciplinares em Linguagens (Práticas Pedagógicas) – 420h
Componentes curriculares que promovem a integração entre teoria e prática desde o início da formação. Atuam como espaço de experimentação e reflexão crítica sobre o ensino de linguagens.
Estágio Supervisionado – 405h
Desenvolvido em quatro etapas (ESL I a IV), promove a inserção do/a licenciando/a no ambiente escolar, articulando teoria e prática, planejamento, regência e produção de relatório final.
Optativos – 360h
Organizados em quatro eixos formativos:
-
Narrativas, Registros e Memórias
-
Multiletramentos
-
Experiências Linguageiras
-
Línguas Estrangeiras
Esses componentes ampliam e aprofundam a formação conforme os interesses acadêmicos do estudante.
Formação Livre – 60h
Componentes escolhidos livremente dentre os ofertados na UFSB, preferencialmente em cursos com interface com as linguagens, como Artes e CHS, favorecendo a interdisciplinaridade.
Atividades Complementares – 100h
Participação em atividades extracurriculares variadas (mínimo de 3 tipos), como eventos acadêmicos, culturais, científicos e de representação estudantil, conforme diretrizes da Resolução UFSB 16/2015.
Atividades de Extensão – 320h
Inclui:
-
Componente Curricular obrigatório “Extensão universitária e formação de professores” (45h)
-
Participação em programas, projetos e ações extensionistas (275h), sendo possível cursar até 115h em outros CCEx.
Trabalho de Conclusão de Curso – 180h
Dividido em TCC I e II (90h cada), podendo ser realizado na forma de artigo, monografia ou relatório de projeto de ensino ou extensão, vinculados à área de Linguagens
Representação Gráfica de um Perfil de Formação
Formas de Ingresso
O acesso ao curso na sede dos campi da UFSB ou na rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (CUNI) dá-se com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) nacional ou por meio de edital de processo seletivo próprio. O ingresso ocorre diretamente na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias. As vagas ofertadas dividem-se em vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para políticas de ação afirmativa.
Formas de Ingresso
O acesso ao curso na sede dos campi da UFSB ou na rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (CUNI) dá-se, exclusivamente, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) nacional ou por meio de edital de processo seletivo próprio. O ingresso ocorre diretamente na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias. As vagas ofertadas dividem-se em vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para políticas de ação afirmativa.
Corpo Docente
Formação Geral | Núcleo Comum das LIs | Componentes Específicos do Curso | |
Álamo Pimentel Gonçalves da Silva | X | ||
Alessandra Buonavoglia Costa Pinto | X | X | |
Ana Cristina Santos Peixoto | X | X | |
Angela Maria Garcia | X | X | |
Anne Greice Soares La Regina | X | X | |
Bilza Marques de Araujo | X | ||
Christianne Benatti Rochebois | X | X | |
Cinara de Araujo Soares | X | ||
Clarissa Santos Silva | X | ||
Clediane Nascimento Santos | X | X | |
Cristiane Muniz Thiago | X | ||
Daniane Pereira | X | X | X |
Elaine Santos Dias | X | X | |
Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito | X | X | |
Elivaldo Lozer Fracalossi Ribeiro | X | ||
Francisco de Assis Nascimento Junior | X | X | X |
Gabriela Rodella de Oliveira | X | X | |
Gilmara dos Santos Oliveira | X | X | |
Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves | X | X | |
Jailson Santos de Novais | X | ||
Jose Vicente Santos Mendes | X | X | |
Karel Pontes Leal | X | ||
Keila Mara de Souza Araújo Maciel | X | X | |
Lenir Silva Abreu | X | X | |
Leonardo da Silva Souza | X | X | X |
Luciana Ferreira da Silva | X | X | |
Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes | X | ||
Marcos Vinicius Fernandes Calazans | X | ||
Mario Marques da Silva Junior | X | ||
Olivia Maria Pereira Duarte | X | ||
Regina Maria da Costa Smith Maia | X | X | |
Rodrigo Ribeiro Barreto | X | X | |
Sérgio Barbosa de Cerqueda | X | X | X |
Sergio Eduardo Martins Pereira | X | ||
Silvia La Regina | X | X | |
Suellen Thomaz de Aquino Martins | X | X | |
Taiana Silva Pinheiro | X | X |
Também integram o corpo docente do curso as docentes do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS):
Fernanda Luzia Lunkes | X | |
Luciana Beatriz Bastos Ávila | X |
Entre em Contato
E-mail: li.linguagens.csc@ufsb.edu.br
Instagram: https://www.instagram.com/linguagens.csc/
Endereço: Rod. Porto Seguro-Eunápolis, BR 367, Km 10, CEP 45810-000, Porto Seguro, BA
Atendimento da coordenação a estudantes: terças-feiras e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30 (semestre 2024.2)
Redes Sociais