Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
***Curso em Processo de Extinção***
Apresentação do Curso
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), criada em 05 de junho de 2013, pela Lei 12.818/2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, com Reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, foi concebida de forma a corresponder às exigências educacionais da atualidade, bem como considerar tanto o âmbito cultural e socioeconômico da Região Sul do Estado da Bahia quanto os rumos do desenvolvimento nacional e internacional. A área de abrangência da UFSB, situada na costa meridional do Estado da Bahia, compõe-se de 48 municípios, ocupando 40.384 km2. Sua população totaliza 1.520.037 habitantes (dados do Censo 2010). A maior parte dos municípios é de pequeno porte; apenas o município de Itabuna ultrapassa 200 mil habitantes e cinco outros (Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis e Itamaraju) têm mais de 50 mil habitantes. A Região Sul da Bahia apresenta indicadores educacionais bastante precários. Cerca de 290 mil estudantes encontram-se matriculados em 1878 estabelecimentos de ensino fundamental e 66 mil estudantes no ensino médio, em 165 escolas públicas, em sua maioria da rede estadual. Face às carências, justifica-se a iniciativa de implantar na região uma instituição universitária da rede federal de educação superior, de porte médio e com desenho institucional ajustado a esse contexto de carências e demandas. Nessa perspectiva, com base em um novo modelo de educação superior em saúde, a UFSB incorpora como entrada principal nos níveis de formação profissional em saúde um curso de graduação denominado Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde. O BI-Saúde vem preencher importante lacuna no que concerne à formação interdisciplinar de base humanística, artística e científica no campo da Saúde. Detalham-se, a seguir, as principais justificativas para a criação de um BI-Saúde na Região Sul da Bahia. Ao preconizar a saúde como “direito de todos e dever do Estado”, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a visão que fundamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) – o projeto de uma Nação onde todos os cidadãos têm o mesmo direito à saúde, independentemente de renda, classe, origem ou cor, ao considerar a saúde como “direito social” e não como “mercadoria” passível de ser negociada, adquirida ou vendida. O SUS tem sido reconhecido como a mais universal e efetiva das políticas sociais do Estado brasileiro, um avanço conquistado graças à articulação de inúmeros atores sociais e plena participação popular. Entretanto, ao longo de duas décadas de existência, o SUS tem enfrentado inúmeros desafios e sofrido duros ataques de diversas procedências. Apesar da melhora em geral dos indicadores de saúde da população brasileira, com diminuição da mortalidade infantil e da mortalidade por doenças infecciosas, surgem, repetidamente, queixas em relação à qualidade do atendimento no SUS. A recente expansão da rede brasileira de atenção básica desafia o sistema de ensino superior vigente pois requer formação em larga escala de profissionais capacitados a trabalhar em equipe, aptos a prestar atendimento clínico integral e resolutivo, além de competente, nos atos de gestão, prevenção e promoção da saúde. No campo da educação superior em saúde, recentemente emerge no Brasil o modelo de ciclos de formação com modularidade progressiva. Tal modelo tem como base cursos de formação geral em 9 primeiro ciclo, pré-requisito para formação profissional de graduação ou para formação em pós-graduação. O regime de ciclos abre uma possibilidade real de mudanças na preparação do profissional em saúde para o mundo contemporâneo, com a expectativa de fazê-lo participar da construção de um mundo onde prevaleçam princípios éticos de equidade e solidariedade. A fragmentação do conhecimento durante a formação e a falta de uma perspectiva interdisciplinar têm sido apontadas por diversos autores como determinante da reduzida integralidade na assistência à saúde. A formação em regime de ciclos, sendo um primeiro ciclo comum para todos os estudantes da área da saúde, pode transformar o campo das práticas, colocando-os como integrantes de um aprendizado interprofissional em prol de um só objetivo: a integralidade do atendimento em saúde. Isso permitirá consolidar uma visão interdisciplinar e solidária durante a formação universitária, para que, em suas trajetórias profissionais futuras, possam realizar uma prática mais efetiva, enxergando a comunidade como detentora de conhecimentos fundamentais para viabilizar uma mudança sustentável nas suas próprias condições de saúde. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo da saúde, numa perspectiva interdisciplinar, a/o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade. Em termos estritamente acadêmicos, o novo modelo proposto de educação em ciclos, orientada tecnologicamente e baseada na comunidade, com ênfase na atenção primária em saúde, tem amplas condições de responder ao desafio de formar profissionais capazes de prestar atendimento integral e humanizado à comunidade, em acordo com o modelo de atenção do SUS, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Saúde e os princípios do Pró-Saúde. |
Título profissional: Bacharel Interdisciplinar em Saúde
Área de conhecimento:
Modalidade: Presencial
Duração: O Bacharelado Interdisciplinar compreende cursos de graduação plena, com duração mínima de três anos, oferecido em quatro grandes áreas de formação: Artes; Humanidades; Ciências; Saúde.
Turno: Diurno e Noturno
Número de vagas totais anuais: 30 (IHAC-CSC-UFSB)
Área de atuação:
Perfil do(a) egresso(a):
O BI-Saúde considera as seguintes macrocompetências para formação interdisciplinar:
- · Compreender criticamente aspectos da realidade social em que está inserido.
- · Atuar como ator social comprometido com o campo da saúde por meio de práticas interdisciplinares realizadas em equipes interprofissionais.
- · Agir com autonomia, auto-organização e protagonismo, comprometendo-se com a educação permanente.
- · Desenvolver domínio pleno em língua portuguesa escrita e falada e proficiência instrumental em língua/s estrangeira/s moderna/s, demonstrando capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia.
- · Empregar com eficiência recursos de tecnologias de informação e conectividade em processos próprios de ensino-aprendizagem, na formação interprofissional e nas práticas profissionais de seu campo de atuação.
- · Conduzir-se de acordo com preceitos éticos e morais, demonstrando sensibilidade cultural e respeito à diversidade em sua atuação prática junto a indivíduos, grupos, comunidades e segmentos sociais.
Regime Letivo:
A UFSB adota o regime curricular quadrimestral, com três quadrimestres a cada ano letivo. Cada quadrimestre compreende períodos de 72 dias, totalizando 216 dias letivos a cada ano, incluindo os dias de sábado para atividades de supervisão e avaliação, com horários concentrados em turnos específicos.
Matriz Curricular
A arquitetura curricular do BI-Saúde oferece alternativas de trajetórias acadêmicas diferenciadas, ou seja, um curso deve ser entendido como um percurso que pode ser construído e sistematizado pelo estudante sob orientação, desde que atendidos os requisitos mínimos para sua integralização. Oferece-se ao estudante orientação e liberdade para definir o seu percurso e condições de acesso a conhecimentos, habilidades específicas e atitudes formativas na sua área de escolha e em pelo menos uma área complementar. O BI-Saúde é dividido em duas etapas: Formação Geral e Formação Específica.
A Etapa de Formação Geral – correspondendo aos três primeiros quadrimestres do curso, comum a todos os BIs e LIs, destina-se ao desenvolvimento de competências e habilidades que permitam compreensão pertinente e crítica da complexa realidade regional, nacional e global. Esta etapa tem carga horária mínima de 900 horas ou 60 créditos. É composta por componentes que abordam temas estruturantes da formação universitária, raciocínio abstrato, língua portuguesa, língua inglesa e suas tecnologias.
- Componentes Curriculares Obrigatórios da Formação Geral:
- Experiências do Sensível (60h, 4 créditos);
- Leitura, Escrita e Sociedade (30h,2 créditos);
- Língua, Território e Sociedade (60h, 4 créditos);
- Expressão Oral em Língua Inglesa (60h, 4 créditos);
- Compreensão e Escrita em Língua Inglesa(30 h, 2 créditos);
- Introdução ao Raciocínio Computacional(30 h, 2 créditos);
- Matemática e Cotidiano(30 h, 2 créditos);
- Matemática e Espaço(60 h, 4 créditos);
- Universidade e Sociedade(60 h, 4 créditos);
- Universidade e Desenvolvimento Regional e Nacional(60 h, 4 créditos);
- Universidade e Contexto Planetário(60 h, 4 créditos);
- Componentes Curriculares Optativos da Formação Geral:
- Cultura Complementar ARTÍSTICA 1(30h);
- Cultura Complementar ARTÍSTICA 2 (60h);
- Cultura Complementar HUMANÍSTICA 1 (60h);
- Cultura Complementar HUMANÍSTICA 2 (30h).
- Componentes Curriculares Obrigatórios da Formação Específica em Saúde, cursados na Formação Geral:
- Campo da Saúde: Saberes e Práticas;
- Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Saúde;
- Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Saúde.
Ainda na formação geral, três CCs são obrigatórios da área da Saúde, totalizando 180 horas ou um mínimo de 12 créditos, são eles: Campo da Saúde: saberes e práticas (60h), Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Saúde (60h) e Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Saúde (60h).
A formação específica do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde compõe o segundo e terceiro ano do curso, possuindo Componentes Curriculares da Grande Área, que corresponde ao Núcleo Comum no Campo da Saúde e Componentes Curriculares preparatórios para cursos de segundo ciclo, que podem se configurar em CCs de Áreas de Concentração definidas no PPC de cada curso.
A Formação Específica tem uma carga horária mínima de 1500 horas. Caso o aluno faça a opção em percorrer um caminho para um curso de segundo ciclo essa carga horária será estabelecida no PPC do mesmo. A Formação na Grande Área (FGA) é a modalidade de formação mais abrangente e que permite maior autonomia do estudante, proporciona uma abertura de possibilidades de escolha para uma determinada temática ou profissionalização em curso de segundo ciclo, assim como um pensar para o ingresso em um curso de terceiro ciclo.
O Núcleo Comum da Formação Específica em Saúde (NCFES) compreende um conjunto de CCs que pretendem promover o desenvolvimento das macrocompetências esperadas para o egresso do BI-Saúde. Esse núcleo é composto por CCs Obrigatórios (180 horas) e Optativos (Mínimo de 240 horas) dentre as 1500 horas totais da Estrutura Curricular da Formação Específica. Está dividido em:
- · 180 horas de Componentes Curriculares obrigatórios (CCs de práticas do Bloco Temático de Práticas Integradas em Saúde e o CC de Análise de Situação de Saúde);
- · 240 horas mínimas de Componentes Curriculares Optativos.
A carga horária optativa da Formação Específica em Saúde deverá ser computada com uma carga horária mínima de 240 horas no Eixo Científico e/ou no eixo prático. O eixo científico é representado pelo Bloco Temático Interdisciplinar em Saúde e pelo Bloco Temático Técnico-Científico em Saúde, com seus respectivos Componentes Curriculares. O estudante deve cumprir no mínimo 120 horas em cada um destes blocos temáticos, Interdisciplinar em Saúde e Técnico-Científico em Saúde, totalizando 240 horas no Eixo Científico.
As práticas integradas em Saúde possuem três Componentes Curriculares, cada um com carga horária de 60 horas:
- · Práticas Integradas de Promoção e Vigilância em Saúde: territorialização e análise de situação de saúde (60h, 4 créditos);
- · Práticas Integradas de Promoção e Vigilância em Saúde: planejamento e intervenção (60h, 4 créditos);
- · Práticas Integradas na Atenção Primária em Saúde (60h, 4 créditos).
No BI-Saúde, os CCs que não compõem o Núcleo Comum da Formação Específica em Saúde estão organizados em quatro Blocos Temáticos, que também fazem parte do eixo científico da formação específica e devem servir de base à construção de diferentes trajetórias acadêmicas. Esses Blocos Temáticos, não por acaso, organizam os principais conhecimentos e competências interprofissionais da saúde a serem desenvolvidas pelo estudante, a depender do percurso a ser construído. Combinadas de diferentes maneiras e ênfases poderão corresponder a diferentes Áreas de Concentração (AC), definidas no PPC de cursos de segundo ciclo ou articuladas em propostas originais de estudantes, submetidas ao respectivo colegiado.
BLOCO TEMÁTICO: BASES BIOECOLÓGICAS DA SAÚDE
- Componentes Ofertados pelo BI Saúde:
Princípios de Patologia (60h); Bases Morfofuncionais da Saúde (60h); Concepção e Formação Humana (60h); Farmacologia (60 h); Neurociências e Comportamento (60h); Perspectiva Evolutiva Humana (60h);Sistemas de controle homeostáticos e alostáticos (60h).
- Componentes Ofertados pelo BI Ciências:
Biologia Celular (60h) Bioquímica (60h) Genética Básica (60h) Microbiologia: noções básicas (60h).
BLOCO TEMÁTICO: PROPEDÊUTICA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE
- Componentes Ofertados pelo BI Saúde:
Semiologia/Propedêutica clínica geral (60h); Semiologia/Propedêutica dos problemas de saúde na gestação (60h); Semiologia/Propedêutica em saúde na infância e na adolescência (60h); Semiologia/Propedêutica dos problemas de saúde na idade adulta (60h); Semiologia/Propedêutica dos problemas de saúde da pessoa idosa (60h); Oficina de Cuidados em Saúde Baseados em Evidências (30h).
BLOCO TEMÁTICO: BASES PSICOSSOCIOCULTURAIS DA SAÚDE
- Componentes Ofertados pelo BI Saúde:
Acessibilidade, Inclusão e Saúde (30h); Bases Psíquicas, Sociais e Culturais da Saúde (60h); Crenças, Religiões, Espiritualidade e Saúde (60h); Desenvolvimento Humano no Ciclo Vital (60h); Modelos de Saúde-Enfermidade-Cuidado (60h); Racionalidades Médicas e Sistemas Terapêuticos (60h); Relação Sujeito-Profissional de Saúde (60h); Trabalho e Saúde (60h); Bases Psíquicas e Culturais da Morte, Perda e Luto (60h);
- Componentes Ofertados pelo BI Humanidades:
Bioética (60h); Corporeidade, subjetividade e contemporaneidade (60h); Fundamentos de Psicologia: ciência e profissão (60h); Gênero, Sexualidade e Poder (60h); Temas Contemporâneos sobre Diversidade Sexual (60h); Tópicos Especiais em Psicologia e Psicanálise (60h); Subjetividade e modos de subjetivação (60h); Bases Históricas e Epistemológicas das Psicologias (60h).
BLOCO TEMÁTICO: PROMOÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
- Componentes Ofertados pelo BI Saúde:
Educação Popular em Saúde (60h); Educação e Comunicação em Saúde (60h); Planejamento e Gestão em Saúde (60h); Saúde da Família e da Comunidade (60h); Vigilância em Saúde (60h); Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (60h); Vigilância Sanitária e Controle de Determinantes (60h); Vigilância Epidemiológica e Controle de Agravos (60h).
- Componente Ofertado pelo BI em Ciências:
Estatística para as Ciências (60h); Componentes Ofertados pelo BI em Humanidades Gestão Pública e Social (60h); Território, Políticas Públicas e Participação (60h); Questões Socioambientais Contemporâneas (60h); Direito e Ecocomplexidade (60h).
Documentos
https://ufsb.edu.br/ihac/images/arquivos/PPC/PPC-BI-Saude-2016.pdf
PORTARIA 016/2019 – Comissão de Aproveitamento de estudos BI Saúde.
PORTARIA 015/2019 - Gestoras, titular e suplente, respectivamente, do Laboratório Multifunção de Propedêutica/ Simulação – LMPS.
Corpo Docente
Prof. Dr. Enio Rodrigues da Silva (coordenador)
http://lattes.cnpq.br/5543990641730983
Prof.a Dr.a Rocío Elizabeth Chávez Alvarez (Vice-coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/1056721789563215
Prof.a Dr.a Isabel Cristina Belasco
http://lattes.cnpq.br/3801957093191516
Prof. Dr. Márcio Florentino Pereira
http://lattes.cnpq.br/5343496494699726
Redes Sociais