Página inicial > Últimas Notícias > Bolsista de Iniciação Científica é agraciada com prêmio Jovem Pesquisador em congresso de Neurociências
Últimas notícias

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 18h50
  • Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 18h51

1686341767313_-_Copia.jpg

A estudante de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Lohana Guimarães Souza, bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e membra do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPS), está entre os 150 estudantes universitários a receber o prêmio Jovem Pesquisador do Congress on Brain, Behavior and Emotions, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, em junho de 2023.

O trabalho premiado tem o título Prevalência da Síndrome do Risco Cognitivo Motor em idosos do interior do Amazonas. A Síndrome do Risco Cognitivo Motor (SRCM) é um estágio de pré-demência que associa a velocidade de marcha lenta à deficiência cognitiva subjetiva. A SRCM prevê o comprometimento cognitivo e a demência, sugerindo que ela pode ser usada como forma de triagem nos cuidados primários. Desse modo, explica a discente, o objetivo foi identificar a prevalência da SRCM em idosos do município de Coari, Amazonas. Entre os autores do estudo estão estudantes do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (PPGSAB UFSB) e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. O trabalho contou com a orientação da professora Grasiely Faccin Borges.

A importância das bolsas de pesquisa no incentivo e desenvolvimento da ciência é um aspecto fundamental a ser destacado. Essas bolsas desempenham um papel significativo na formação de novos talentos, permitindo que estudantes se envolvam em projetos de pesquisa relevantes e avancem em suas carreiras acadêmicas. Além disso, elas proporcionam uma plataforma para a interação entre pesquisadores e instituições, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento coletivo da ciência. O apoio financeiro oferecido pelas bolsas de pesquisa é um fator crucial para capacitar os jovens cientistas a explorar seu potencial e contribuir para o avanço do conhecimento científico. Além do trabalho premiado, a estudante teve outros cinco trabalhos aprovados e apresentados, inclusive com menção honrosa.

Congress on Brain, Behaviour and Emotions (Cérebro, Comportamento e Emoções) é um evento anual que congrega pesquisadores do campo interdisciplinar de neurociências. A ideia é ser um espaço que permita que profissionais da Saúde e de áreas afins ao tema se atualizem em termos de conhecimentos e prática na busca por soluções para tratar doenças mentais e neurodegenerativas. A categoria "Jovem Pesquisador" é uma iniciativa para fomentar a produção científica de acadêmicos em formação e o prêmio consiste na inscrição cortesia para participação no evento de 2024.