Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza Seminário de Articulação para Educação Básica e Educação Superior
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 08h27
  • Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 10h18

Foto SEC

Nos dias 05 e 06 de junho a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou o Seminário de Articulação Educação Básica e Educação Superior: Marcos Institucionais para a Extensão Universitária na Educação Básica, a Formação Continuada dos Profissionais da Educação e a Produção de Conhecimento.

O Seminário teve como público alvo além dos servidores(as) da  Secretária da Educação, Reitores(as), Pró-Reitores(as) de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação. A UFSB foi representada pela Reitora, profa. Joana Guimarães, pelo Pró-reitor de Gestão Acadêmica Francesco Lanciotti, pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, profa. Maria do Carmo Rebouças dos Santos e pela Coordenadora de Extensão e Cultura Profa. Janaina Velásquez.

O Seminário constitui-se como um esforço coletivo da Secretaria da Educação e das Instituições Públicas de Educação Superior baianas para o fomento e a ampliação das discussões acerca das temáticas que envolvem a educação básica, objetivando desenvolver e avaliar oportunidades de articulação entre as ações do estado da Bahia e das IPES para a demarcação de marcos institucionais, a fim de fortalecer a educação básica, nas suas diferentes modalidades de educação, o que envolve a Educação Escolar Indígena; a Educação Especial; a Educação Escolar do Campo; a Educação de Jovens e Adultos; a Educação Profissional; e a Educação Escolar Quilombola, fazendo a distinção entre as modalidades presencial e a distância.

Como resultado será criado o Fórum de Articulação entre Ensino Superior e Ensino Básico e um plano com diretrizes com os marcos institucionais discutidos e aprovados no Seminário. A UFSB contribuirá por meio de programas de Pós-graduação voltados para a formação continuada de docentes da Rede de Ensino Básico, por meio a fomento de projetos de Iniciação Científica voltados para discentes do Ensino Médio, por meio de sua atuação na Rede de Colégios Universitários.