Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFSB participou do Seminário “As políticas do MCTI e os instrumentos de fomento da Finep"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFSB participou do Seminário “As políticas do MCTI e os instrumentos de fomento da Finep"

  • Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 09h15
  • Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 09h19

 

Foto_MCTI_SSA.jpeg

 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFSB participou do Seminário “As políticas do MCTI e os instrumentos de fomento da Finep” organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), ocorrido no dia 24 de maio, no Parque Tecnológico da Bahia.

O encontro teve como objetivo dialogar sobre o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e entender como captar e aplicar recursos. O evento contou com apresentações da Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (Aepetec-Ba), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).

Representando as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), além da professora Maria do Carmo, estiveram presentes o presidente da Rede Baiana de Pró-reitores(as) de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Prof. Maurício Silva, Pró-reitor da UFSB, a Profa. Silvone Santa Bárbara, Pró-reitora da UEFS, o Prof. Ivanildo Santos, Pró-reitor do IFBA, a Profa. Olívia Oliveira, Coordenadora de Pesquisa da UFBA e prof. Alex Santos, pró-reitor do SENAI/CIMATEC.

A reunião foi importante para conhecer o planejamento estratégico da FINEP e possibilidades de financiamento para as ICTs baianas. Com efeito, o representante da FINEP apresentou dados sobre recomposição do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e instrumentos de financiamento, assim como indicou que nos próximos quatro anos a FINEP orientará o fomento para pesquisas reindustrialização e apoio a inovação das empresas, em programas e projetos estratégicos nacionais e para o desenvolvimento social.

No dia 25, a professora Maria do Carmo, representou a reitora da UFSB, profa. Joana Guimarães, em encontro com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, representado pela ministra Luciana Santos que teve como objetivo o anúncio do investimento federal de cerca de R$ 60 milhões nas áreas de CT&I no Estado da Bahia. Dentre as muitas iniciativas de fomento anunciadas pela ministra, foram disponibilizados fomentos para os editais Tecnova III, Jovens Doutores e Programa Primeiros Projetos, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que somam mais de R$ 17 milhões.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página