Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Mostra de Pós-Graduação da UFSB
Início do conteúdo da página

Mostra de Pós-Graduação da UFSB

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 11h50 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 11h51 | Acessos: 2346

Índice de Artigos

cópia de LOGO 2

I Mostra da Pós-Graduação da UFSB

A Mostra de Pós-Graduação é um evento organizado pela PROPPG e pelos Programas de Pós-Graduação da UFSB para divulgar projetos e resultados de pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu na Universidade. O evento visa contribuir com a divulga dos e estimular a qualidade na elaboração, desenvolvimento e conclusão dos estudos e, consequentemente, oportunizar a integração de conhecimentos por meio da convergência de saberes e sua socialização na Universidade Federal do Sul da Bahia.

O evento será realizado em março de 2024, de forma online, com apresentações online de comunicações orais em vídeos previamente gravados por discentes e enviados no ato da inscrição no evento. Será uma oportunidade de encontro entre pesquisadores experientes e iniciantes, entre membros de diferentes PPGs e de diferentes campi da UFSB.

 

 


Instruções para inscrição no evento e submissão de trabalhos

Qual é o prazo para inscrição no evento e submissão de trabalhos?

Até março de  2024.

Quem deve fazer a inscrição no evento?

Pós-Graduandos da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Como deve ser feita a inscrição no evento?

Os(As) alunos(as) devem realizar a inscrição no SIGEVENTOS da UFSB.

No ato da inscrição, o(a) aluno(a) preencherá um formulário com seus dados pessoais e acadêmicos. Nesse mesmo formulário, devem ser informados o TÍTULO, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE do trabalho, bem como o link para o VÍDEO NO YOUTUBE previamente gravado com sua apresentação. As instruções para elaboração do resumo, palavras-chave e vídeo seguem abaixo.

Quais são as regras para elaboração e submissão do RESUMO e das PALAVRAS-CHAVE do seu trabalho?

O resumo será inserido em um campo de texto disponível no formulário de inscrição. Deve conter entre 1800 e 2000 caracteres com espaço, informando problema e objetivo de pesquisa, referenciais teóricos, metodologia e resultados atingidos até o presente momento da pesquisa. Não devem ser incluídas referências, figuras, quadros, tabelas etc. 

Também em um campo textual próprio os(as) autores(as) deverão informar de 3 a 5 palavras-chave que descrevam seu trabalho. As palavras-chave devem ser iniciadas por letra maiúscula e separadas por ponto final.

Quais são as regras para elaboração do VÍDEO de apresentação do seu trabalho?

O vídeo deve ser gravado pelo(a) discente com duração de cerca de 5 minutos, com uma apresentação oral de seu trabalho. Os(As) alunos(as) podem lançar mão de formatos criativos de apresentação e edição do vídeo, com recursos imagéticos, textuais, sonoros etc., com vistas a comunicar as principais informações sobre seu estudo e o contexto da pesquisa, a saber: 

  • Nome do(a) aluno(a);
  • Nome do(a) orientador(a);
  • Programa de pós-graduação em que está matriculado(a);
  • Linha de pesquisa a que o(a) aluno(a) se vincula;
  • Resumo do projeto (problema, objetivos, referências e metodologia);
  • O que já foi feito até agora na pesquisa;
  • O que falta fazer até a qualificação/defesa;
  • E-mail de contato.

O vídeo deve ser feito em uma linguagem atraente e compreensível para a comunidade externa à universidade. A ideia é comunicar, para fora dos muros da universidade, o que mestrandos(as) e doutorandos(as) estão fazendo em suas pesquisas.

Na apresentação, desde que os aspectos da pesquisa fiquem claros, o(a) aluno(a) poderá:

  • gravar a apresentação com sua imagem aparecendo no vídeo para explicar a pesquisa; ou
  • gravar vídeos capturando a tela do computador com narração ao fundo, explicando sua pesquisa (sem sua imagem aparecer no vídeo); ou
  • gravar vídeos produzidos em sistemas de multimídia com ou sem sua imagem aparecendo, mas com a narração ao fundo explicando a pesquisa.

Os vídeos devem ser gravados em condições adequadas de iluminação e em ambiente silencioso. Caso a gravação seja feita usando um celular, recomenda-se posicioná-lo na horizontal e apoiá-lo em uma superfície estável. 

Caso deseje, o(a) aluno(a) pode aplicar uma imagem como "capa" do vídeo e/ou a logomarca da Mostra em seus slides. Estas imagens estão disponíveis aqui.

Quais são as regras para submissão do VÍDEO de apresentação do seu trabalho?

Após a gravação e edição, o(a) aluno(a) deve acessar seu canal no YouTube (ou criar um canal para si na plataforma) e postar seu vídeo em formato "não listado" no YouTube. O link gerado pela plataforma será informado pelo(a) aluno(a) no ato da inscrição no evento.

Veja um tutorial bem simples para criação um canal no YouTube e postagem de vídeo em formato "não listado" na plataforma: 

O link para o vídeo ficará disponível na plataforma da PROPPG da Mostra da Pós-Graduação durante o período de 28/11/2023 a 01/12/2024. Apenas após esse prazo o(a) aluno(a) poderá proceder à sua remoção do YouTube, caso o deseje. 

 

Importante:

O vídeo é de responsabilidade do autor e, portanto, não deve apresentar conteúdo discriminatório, violento, pornográfico ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros, ou que infrinja a Lei. Além disso, devem ser respeitados preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem de terceiros e ao uso de trechos de obras protegidas por direito autorais.

 

Livro de Resumo da Mostra da Pós-Graduação da UFSB

O Livro ficará disponível aqui após o evento. 

Certificados da Mostra da Pós-Graduação da UFSB

Informamos que, a partir de abril de 2024, estarão disponíveis no SIGeventos os certificados referentes à apresentação de trabalho na Mostra da Pós-Graduação da UFSB.

 

Fim do conteúdo da página