Página inicial > Notícias > Recrutamento de Coordenadores/as para Equipes de Tutoria - 2023
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

Recrutamento de Coordenadores/as para Equipes de Tutoria - 2023

• Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 11h16
  • Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 11h20

A Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) lançou no dia 23/01 o edital PROGEAC n. 02/2023, de recrutamento de coordenadores para equipes do Programa de Tutorias. Docentes e técnicos administrativos em educação com formação acadêmica na área de conhecimento objeto da tutoria podem se inscrever para a função. O Programa de Tutorias consiste em um conjunto de ações que visam dar apoio acadêmico-pedagógico em áreas de conhecimento para aprimorar o desempenho de estudantes ingressantes ou veteranos/as que apresentam dificuldades de aprendizagem. As inscrições estão abertas até o dia 10 de fevereiro através do preenchimento e envio do formulário eletrônico em https://bityli.com/6SkN8.

Os/As candidatos/as interessados/as neste edital deverão ter pleno conhecimento da Resolução CONSUNI n. 21/2022, que regulamenta o Programa de Tutorias da Universidade Federal do Sul da Bahia. Cada candidato/a pode se inscrever para até quatro áreas de conhecimento. Os deveres da coordenação de equipes de tutoria são:

I - selecionar estudantes, com excelência acadêmica para desempenhar o papel de tutor/a;

II - elaborar com o/a tutor/a o Plano de Tutoria a ser desenvolvido, com propostas metodológicas para o atendimento aos/às tutorandos/as;

III - supervisionar o trabalho do/a tutor/a, certificando-se que tenha conhecimento dos assuntos tratados nas sessões de tutoria, cumprindo as atividades previstas;

IV - promover reuniões para acompanhamento das equipes de tutoria sob sua responsabilidade;

V - definir os horários de atendimento dos/as tutores/as;

VI - substituir tutores/as temporariamente quando necessário;

VII - contribuir com a avaliação do programa (reuniões de qualificação, preenchimento de formulário de avaliação etc.)

Certificação

Os/As coordenadores/as docentes do Programa de Tutorias farão jus a certificado de coordenação de Programa Institucional referente ao período letivo que estiverem vinculados ao Programa de Tutorias. Essa certificação poderá ser utilizada para efeito de cumprimento da pontuação obrigatória do estágio probatório e progressão de carreira, conforme normativas da UFSB, além da contabilização da carga horária de orientação acadêmica no sistema de gestão acadêmica, que constará no Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT).

Já para os/as coordenadores/as técnicos administrativos em educação do Programa de Tutorias a certificação de coordenação de Programa Institucional referente ao período letivo que estiverem vinculados/as ao Programa de Tutorias poderá ser empregada para contabilizar a carga horária de orientação na jornada de trabalho semanal e no Programa de Gestão e Desempenho, quando da sua implementação. A certificação, em ambos os casos, estará condicionada a preenchimento e envio do formulário de avaliação ao término do período letivo de abrangência do Programa de Tutorias.

Publicação do Edital - 23/01/2023

Período de Inscrições - 23/01/2023 a 10/02/2023