Página inicial > Notícias > Projetos de PIBID e Residência Pedagógica da UFSB têm inscrições abertas
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

Projetos de PIBID e Residência Pedagógica da UFSB têm inscrições abertas

• Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 15h44
  • Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2022, 16h07

Estão abertas, até o dia 07 de outubro, as inscrições para os Programas de Residência Pedagógica (PRP) e de Iniciação à Docência (Pibid) da UFSB, por meio dos editais internos de seleção de estudantes e professores/as da educação básica.

O Projeto Institucional do Residência Pedagógica da UFSB, submetido em 2022 à Capes, intitula-se “Formação docente: entre teoria e prática”. Ele conta com seis subprojetos, sendo um de Artes, com dois núcleos (CPF e CSC); um de Linguagens, também com dois núcleos (CJA e intercampi); um de Ciências (CPF); um de Geografia (CJA); um interdisciplinar de Ciências e Matemática (CSC); e um interdisciplinar de História e Sociologia (CSC). Cada núcleo conta com bolsas para 15 discentes, 3 professores/as da rede pública de ensino e 1 docente orientador/a da UFSB. No total, há 120 cotas para bolsistas residentes no PRP abertas no edital 23/2022 e 24 cotas para bolsistas preceptores/as das escolas-campo.

O Projeto Institucional do Pibid congrega 4 subprojetos de área que contemplam as seis licenciaturas da UFSB. São seis núcleos de iniciação à docência distribuídos da seguinte forma: um de Artes, no CSC (com 24 vagas); dois de Língua Portuguesa; um no CPF (com 16 vagas) e um no CSC (8 vagas); três de História-Sociologia, um por campus (com 8 vagas para cada; e um de Matemática-Ciências, no CSC (com 24 vagas). Além disso, estão sendo oferecidas 12 vagas para professores/as das redes municipal e estadual, nos municípios de Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas.

As coordenadoras dos Programas, prof.ª Luciana Ávila (Pibid) e Gabriela Rodella (PRP) reforçam a importância dos programas na formação qualificada de nossas/os estudantes das licenciaturas e  avaliam que as cotas de bolsas são importantíssimas para a permanência de estudantes das LIs da UFSB na Universidade ao longo dos 18 meses de atividades.

Os editais se encontram no site da DEA/Progeac, na página de extensão e pesquisa: