Página inicial > Notícias > Progeac e Progepe promovem cursos sobre ensino mediado por tecnologias
UFSB oferece tutoria para estudantes com dificuldades acadêmicas

Progeac e Progepe promovem cursos sobre ensino mediado por tecnologias

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 14h46
  • Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 13h53

A partir de 6 de julho, em uma ação conjunta, Progeac e Progepe oferecem à comunidade docente dois módulos do Programa de Formação Docente: ensino mediado por tecnologias. Os cursos propõem o trabalho com diferentes tecnologias que podem ser utilizadas em aulas on-line, desde ambientes virtuais específicos até técnicas de edição de vídeo.

A intenção é que os/as docentes interessados/as escolham um dos cursos ofertados para capacitação. Os cursos preveem exercícios práticos, com a elaboração de atividades que possam ser usadas no planejamento dos Componentes Curriculares, caso seja do interesse do/a docente.

O Curso instrumental: ferramentas google, gravação e edição de aulas, ofertado em duas turmas, será ministrado pelo prof. Eliseu Alves da Silva, tendo como enfoque ferramentas do google direcionadas ao ensino, roteiro e estrutura para gravação de videoaulas.

O prof. Eliseu é docente no Campus Paulo Freire, da UFSB, coordenador pedagógico do Complexo Integrado de Itamaraju, com larga experiência na formação continuada de professores, investigando os processos de ensinar e aprender linguagens. Versões de seus cursos já foram ofertadas para docentes do CPF e dos Complexos Integrados de Educação.

O curso Formação docente para educação mediada pelas tecnologias digitais, também ofertado em duas turmas, será ministrado pelas professoras Ivana Gamerman e Maristela Midlej, enfocando modos de constituição de desenhos didáticos no ensino on-line, com o uso de aplicativos, dispositivos móveis e Recursos Educacionais Abertos (REA).

A prof.ª Maristela é docente do Campus Jorge Amado e a prof.ª Ivana, do Campus Paulo Freire, sendo, atualmente, coordenadora do curso de História da UFSB. Ambas possuem um vasto currículo em formação docente, cuja reflexão incide sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, com publicações e elaboração de cursos que tratam do assunto.

As inscrições para as duas primeiras turmas já estão encerradas. Com a alta demanda, duas novas turmas foram abertas.

Abaixo, a programação detalhada com os dias e horários:

Módulo I

SiteX

CURSO INSTRUMENTAL: FERRAMENTAS GOOGLE, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE AULAS
Professor Dr. Eliseu Alves da Silva
Dia e horário:
Turma I – Quintas-feiras, das 9h às 13h - início excepcionalmente na sexta-feira, 10 de julho 2020
Turma II – Terças-feiras, das 9h às 13h – início 14 de julho de 2020
Período de realização: Turma I - de 10 de julho a 06 de agosto de 2020
                                   Turma II – de 14 de julho a 11 de agosto de 2020
Local: https://meet.google.com/ejf-zuvh-mwt
Carga horária: 30 horas; 5 encontros de 4 horas-aula síncronas + 2 horas-aula de Classroom
Nº de vagas por turma: 50
Programa:
Google Ferramentas I e II
Roteiro e estrutura para gravação de vídeo
Edição de aula em vídeo I e II

O período de inscrições será de 1 a 8 de julho de 2020, via SIGRH, através do link https://sig.ufsb.edu.br/sigrh no menu Capacitação -> Inscrições -> Realizar Inscrição

Módulo II

SiteY

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Professoras Dra. Ivana Gamerman e Dra. Maristela Midlej
Dia e horário: Turma I - Segundas-feiras, às 14h - início dia 6 de julho de 2020
                        Turma II - Quartas-feiras, às 14h - início dia 15 de julho de 2020
Período de realização: Turma I - de 06 de julho a 10 de agosto de 2020
                  Turma II – de 15 de julho a 19 de agosto de 2020
Local: https://meet.google.com/ted-bsgo-ywp
Carga horária: 24 horas; 2h horas-aula síncrona + 2h horas-aula no Moodle
Nº de vagas por turma: 50
Programa:
Desenho didático e mediação pedagógica na educação online
Aulas mediadas por Webconferências
Aplicativos e dispositivos móveis na educação
Recursos Educacionais Abertos (REA)
As redes sociais e educação
Metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais

O período de inscrições para as duas novas turmas será de 6 a 8 de julho de 2020, via SIGRH, através do link https://sig.ufsb.edu.br/sigrh no menu Capacitação -> Inscrições -> Realizar Inscrição

Docentes que já se inscreveram nas primeiras turmas e ficaram em lista de espera não precisam realizar novamente a inscrição. Os cinquenta primeiro inscritos terão suas inscrições homologadas e os outros serão remanejados/as para as novas turmas. Caso o/a docente tenha se inscrito nos dois cursos das primeiras turmas e queira desistir de um deles, basta enviar uma solicitação para o mesmo e-mail em que a PROGEPE avisará sobre a abertura de inscrição para novas turmas.

A Progeac e a Progepe ofertarão novos cursos, posteriormente, no Programa de Formação Docente: ensino mediado por tecnologias.

Quaisquer dúvidas podem ser enviadas ao email: capacitacao@ufsb.edu.br