Página inicial > Últimas Notícias > ENCONTRO COLEGIADO TERRITÓRIO LITORAL SUL BAHIA

ENCONTRO COLEGIADO TERRITÓRIO LITORAL SUL BAHIA

• Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 11h22
  • Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 22h57

Aos 31 de julho de 2018, das 09:00 às 16:30, no IFBAIANO, em Uruçuca/Ba, reuniu-se o colegiado do TERRITÓRIO LITORAL SUL BAHIA. Na oportunidade, a Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB foi representada pelos servidores públicos, Jorge Guimarães e Paulo Matteoni.

O objetivo principal da reunião foi a apresentação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário.  O Colegiado do Território Litoral Sul Bahia apresentou dados estatísticos, assim como o Programa Cidades Sustentáveis, no intuito de mostrar a situação da região e a distribuição de recursos para o seu desenvolvimento. Um tema de destaque foi o controle de pragas na lavoura de cacau. O transporte escolar rural foi outro assunto importante discutido pelo colegiado que reconheceu a necessidade de medidas para diminuir o risco para estudantes e professores.

O colegiado explicou que foram elaboradas várias propostas a serem encaminhadas para a composição do Plano de Governo Participativo - PGP.

Ademais, foi levantada a discussão a respeito das providências a serem adotadas, para a redução do risco de importação de novas pragas que possam afetar a lavoura cacaueira. Especialmente, a monilíase que representa uma ameaça às lavouras do Brasil, uma vez que já está presente em pelo menos quatro países da América Latina, além de países da América Central. Foi salientado que um trabalho de prevenção à monilíase do cacaueiro vem sendo realizado pela CEPLAC, desde 2007.

.