Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Recursos Multifuncionais

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 17h27 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 11h37 | Acessos: 2550

ESPAÇO DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

 

LUPA ELETRÔNICA DIGITAL PORTÁTIL

A Coordenação de Qualidade de Vida (CQV/DACE/PROAF) informa a comunidade acadêmica e demais interessados/as que foi realizada a aquisição de duas lupas eletrônicas digitais portáteis. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Incluir e facilitará o acesso de estudantes com deficiência visual a materiais diversos.
 
A lupa eletrônica possui design ergonômico, promove a ampliação e possui modos de visualização de cor em alto contraste. Os equipamentos estarão disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais do Campus Sosígenes Costa e do Campus Paulo Freire.
 
 
#Descriçãodaimagem: Imagem da mão de uma pessoa manuseando a lupa eletrônica na função de ampliação para realizar/facilitar a leitura de um texto apresentado em um notebook.
Texto/Imagem: CQV/DACE/PROAF  (16/02/2023)
 

WhatsApp_Image_2023-03-10_at_11.26.48_1.jpeg

 

IMPRESSORA BRAILE

O Setor de Acessibilidade de Acessibilidade e Inclusão, da Coordenação de Qualidade de Vida (CQV/DACE/PROAF) informa a comunidade acadêmica e demais interessados/as que foi realizada a aquisição de uma impressora braille. Esse equipamento foi adquirido com recursos do Programa Incluir e poderá gerar material impresso e acessível para pessoas cegas e/ou com deficiência visual facilitando a comunicação e a inclusão e estará disponível na sala de recursos multifuncionais do Campus Sosígenes Costa.
 
#Descriçãodaimagem: Fotografia de uma impressora braille posicionada em cima de uma mesa, ao lado formulário contínuo utilizado para impressão no equipamento.

 

WhatsApp_Image_2023-03-10_at_11.26.48.jpeg

Ambiente dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, com o objetivo de reduzir as barreiras a plena participação do discente no ambiente institucional. A Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB conta com este espaço nos três campi.

IMG-20180704-WA0022.jpg

 

LUPA ELETRÔNICA

As lupas eletrônicas servem para auxiliar e facilitar a leitura de textos em materiais impressos por pessoas com baixa visão, através da ampliação dos textos.

 IMG-20180706-WA0029.jpg

 

TECLADO AMPLIADO E EM BRAILE

Este teclado conta com aplicação de adesivo na cor amarela e caracteres ampliados e com o sistema Braille, facilitando o uso por pessoas com deficiência visual. IMG-20180704-WA0025.jpg

 

BENGALAS

Contamos com bengalas, dobráveis em 5 gomos e de alumínio, com punhos e ponteiras de plástico, elásticos de segurança para prender ao pulso, servindo de apoio para pessoas com mobilidade reduzida. 

IMG-20180706-WA0016.jpg

 

SCANNER COM VOZ

O Scanner com voz converte documentos impressos em áudio, para que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao seu conteúdo, usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR) instalado no seu PC. O Aladdim Voice, permite scanear documentos impressos e reproduzir com o sintetizador de voz o texto digitalizado pelo software.

IMG-20180704-WA0024.jpg

 

SOFTWARE DOSVOX

O Dosvox é um sistema gratuito para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

IMG-20180704-WA0023.jpg

 

CADEIRA DE RODAS

As cadeiras de rodas têm o intuito de atender a comunidade acadêmica com dificuldade de locomoção, seja ela temporária ou definitiva, e auxiliar em demandas emergenciais.

IMG-20180706-WA0017.jpg

Fim do conteúdo da página