Página inicial > Últimas Notícias > DACE > Edital UFSB: Universidade Promotora da Saúde > Edital PROAF 19/2022 > Edital Proaf 19/2022 - Doenças de transmissão hídrica e alimentar: um passo a passo profilático.
Edital PROAF 19/2022

• Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h40
  • Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 11h52

Título da Proposta: Doenças de transmissão hídrica e alimentar: um passo a passo profilático.

Proposta selecionada pelo Edital PROAF nº 19/2022 - UFSB: Universidade Promotora de Saúde

Objetivo Geral:
A proposta foi pensada em dicas de medidas profiláticas para o cotidiano que possam ajuda a evitar o problema de saúde pública das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e diminuir o número de casos por ano.

O modelo das medidas de profilaxia foi baseado no guia do Ministério da Saúde sobre adequado consumo/manejo de água e alimentos. Sendo assim, o material produzido conteve de forma geral as seguintes dicas principais para boa higienização e proteção conta as DTHA:

1)Lavar sempre as mãos com água e sabão (exemplo das principais situações)

2)Beber água sempre potável (evitar água de fontes não confiáveis ou desconhecidas).

3)Consumir alimentos higienizados (locais de refêrencia/confiança)

4) Preparar adequadamente alimentos de origem animal (bom cozimento, limpeza etc). Além do passo a passo para higienizar alimentos crus (hortaliças, verduras, legumes etc):

1)Evitar produtos de origem clandestina

2)Lavar a superfície dos alimentos com água potável retirando resíduos aderidos 3)Deixar de molho em solução com água

(1 colher de água sanitária para 1L de água potável)

4)Enxaguar bem os alimentos em água corrente

Estudantes Responsáveis: Evllin Sousa Cardoso Oliveira  e Letícia Campos Bonatti

A entrega do planfletos foi realizada na CEAME.

Link para o Panfleto: Doenças de transmissão hídrica e alimentar: um passo a passo profilático.

CARD_DTHA.jpeg