Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Saúde Mental > VISIVELMENTE > Você sabe o que é violência psicológica?

Você sabe o que é violência psicológica?

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 08h09 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 08h27 | Acessos: 2425

Olá, estudantes da UFSB! 🤩

Você sabe o que é violência psicológica? 🤔

Vem saber mais no material elaborado pela Seção de Produção da Saúde e Cuidado/CQV/DACE/PROAF.

📍Lembramos que o projeto “Visível-mente” tem o objetivo de estabelecer um canal de escuta contínua com os estudantes da UFSB e abordar temas de interesse na área de saúde mental.

👉Caso queira participar do projeto, você pode enviar perguntas, dúvidas e sugestões de temas de interesse sobre saúde mental, através do preenchimento de formulário, via google forms, sem necessidade de identificação do participante (Link do formulário: https://forms.gle/gF2H28onjG4BWfGX9). ✍

Na medida que as perguntas, dúvidas e sugestões forem recebidas, entraremos em contatos com profissionais da área da psicologia, da UFSB ou externos, para responderem os questionamentos feitos pelos discentes. 🤝

1d5.png

Violência psicológica

São ações que provocam sofrimento psíquico no outro ou que fazem com que a pessoa se sinta acuada, responsável pelo fracasso do relacionamento, humilhada, inferiorizada e deprimida. Esses abusos podem ocorrer em relações familiares, profissionais e sociais.

2r9.png

Violência psicológica

Inflige feridas emocionais profundas nas vítimas. As vítimas independem da idade e/ou sexo, no entanto, mulheres, crianças e idosos são mais frequentemente afetados por esse tipo de abuso.

3h8.png

Violência psicológica

Aparentemente invisível e nem sempre percebido pela vítima. Muitas vezes ele é negado pelo/a agressor/a e justificado como excesso de cuidado. No entanto, a violência psicológica é real, tem efeito devastador, limita o desenvolvimento e compromete a realização e vontade pessoal da vítima.

4a9.png

Formas de Agressão

AMEAÇAS

O/a agressor/a psicológico/a ameaça terminar o relacionamento, ferir a vítima de alguma forma ou acabar com algo precioso para ele/a, como uma amizade ou uma oportunidade profissional;

HUMILHAÇÃO

As humilhações podem ocorrer tanto em momentos íntimos, somente entre a vítima e o/a agressor/a, quanto em ambientes públicos. Algumas pessoas agressoras têm prazer em diminuir as vítimas diante de amigos e familiares para se enaltecerem;

5t8.png

MANIPULAÇÃO

O/a agressor/a manipula a vítima emocionalmente por meio de várias artimanhas, como chantagem emocional e distorção da realidade. Assim, ele/a consegue sempre deixar a vítima acuada.

ISOLAMENTO SOCIAL

É comum a violência psicológica acontecer em paralelo com o isolamento da vítima de amigos e familiares para que ela não consiga identificar o que está errado na relação. Além disso, o/a agressor/a sente necessidade de controlar a vítima.

6vb9.png

INSULTOS

Esta é a forma mais evidente de agressão psicológica. O/a agressor/a insulta a vítima de várias maneiras desde pequenos comentários disfarçados de brincadeiras até xingamentos.

LIMITAÇÃO DE DIREITOS

Esta forma de violência também se estende ao controle dos direitos de ir e vir da vítima, bem como de se expressar e de interagir com quem ela deseja. O/a agressor/a faz de tudo para administrar a vida da vítima da forma como ele/a bem deseja.

7pl87.png

RIDICULARIZAÇÃO

Semelhante à humilhação, a ridicularização tem a intenção de fazer a vítima se sentir inferior. É comum o/a agressor/a dizer que a vítima nunca encontrará alguém como ele/a porque somente ele/a aguenta a “estupidez/grosseria/chatice” dela.

Outra característica da ridicularização é a constância de críticas à aparência, personalidade, modo de falar, vestimentas, entre outros.

8we8.png

DISTORCER FATOS

A distorção de fatos, também conhecida como gaslighting, ocorre para deixar a vítima confusa sobre a realidade. Deste modo a vítima passa a ver a percepção do agressor como correta, sem considerar os seus próprios julgamentos.

9df9.png

COMPLICAÇÕES

À medida que as agressões psicológicas se repetem e auto percepção negativa impedem que a vítima termine ou se afaste da relação tóxica, seja esta romântica, profissional, familiar ou de amizade. Acaba por ceder às vontades do/a agressor/a e tenta criar uma convivência harmoniosa, mesmo que isso signifique sabotar a sua própria felicidade.

10jnb.png

Agora é crime

Desde junho de 2021, a violência psicológica é crime no Brasil, conforme previsto no artigo 147-B do Código Penal. Pena de reclusão de seis meses a dois anos, e multa, se a conduta não constituir crime mais grave

Violência contra a mulher