Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Notícias > Varíola dos Macacos - O que sabemos sobre isso?
Notícias - Promoção à Saúde Estudantil

Varíola dos Macacos - O que sabemos sobre isso?

• Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 16h47
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 16h49

Você sabe o que é a varíola dos macacos? 🤔

É uma zoonose silvestre que ocorre geralmente em regiões de floresta da África Central e Ocidental.

Recentemente, casos da varíola dos macacos estão surgindo em vários países e preocupando autoridades de saúde.

Tem dúvidas sobre a doença?

Então vem conferir as informações trazidas pela Seção de Promoção à Saúde Estudantil e Seção de Produção da Saúde e Cuidado, da Coordenação de Qualidade de Vida/PROAF.😉

1WS146.png

Card 1-
#DescriçãodaImagem:
Card em formato quadrado com cor de fundo laranja, na parte superior a imagem de uma mão com lesões em formato de bolhas, ao centro imagem de duas caixas de diálogo na cor lilás e rosa contendo uma interrogação na cor branca.
Abaixo o seguinte texto, em cor lilás - Varíola dos macacos. Em cor branca- O que sabemos sobre isso? Na parte inferior e do lado direito as logomarcas Universidade Promotora de Saúde, PROAF e UFSB, do lado direito e em cor preta.

3QW12KJ.png

Card 2-
#DescriçãodaImagem:
Card em formato quadrado com cor de fundo rosa, na parte superior o texto em cor lilás – O que é? – Seguido do texto em cor preta – A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, uma doença que infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos, o que ocorre geralmente em regiões florestais da África Central e Ocidental. A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence à família dos ortopoxvírus.
Na parte inferior e do lado esquerdo a imagem das logomarcas Universidade Promotora de Saúde, PROAF e UFSB, no lado direito desenho de uma menina.

4IO18.png

Card 3-
#DescriçãodaImagem:
Card em formato quadrado com cor de fundo laranja, na parte superior o texto em cor lilás – Quais os sintomas? – Seguido do texto em cor preta – Os sintomas iniciais da varíola dos macacos incluem. - Lesões na pele; - febre; - dor de cabeça; - dores musculares; - dores nas costas; - linfonodos inchados; - calafrios e exaustão.
Na parte inferior e ao lado esquerdo desenho de um l um menino, do lado direito e em cor preta as logomarcas Universidade Promotora de Saúde, PROAF e UFSB.

5ZAX14.png

Card 4-
#DescriçãodaImagem:
Card em formato quadrado com cor de fundo laranja, na parte superior o texto em cor lilás – Quais as formas de contágio? - Seguido do texto em cor preta – De forma geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida por: - contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal); - contato com as lesões na pele causadas pela doença; - contato com materiais contaminados, como roupas e lençóis. Abaixo e em cor vermelho o texto- A fonte de infecção nos casos relatados ainda não foi confirmada pela OMS.
Na parte inferior ao lado esquerdo a imagem das logomarcas Universidade Promotora de Saúde, PROAF e UFSB em cor preta, do lado direito a imagem de uma interrogação em cor branca.

6MK15P.png

Card 5-
#DescriçãodaImagem:
Card em formato quadrado com cor de fundo branca, na parte superior o texto em cor lilás – Quais as formas de prevenção? - Seguido do texto em cor preta – Para evitar a exposição ao vírus, é importante que as pessoas: - Evitem o contato com animais doentes (vivos ou mortos) que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos (roedores, marsupiais e primatas); - Evitem comer ou manusear caça selvagem; - Higienizem as mãos com água e sabão ou álcool gel; - Evitem contato com pessoas infectadas; - Evitem usar objetos de pessoas contaminadas e com lesões na pele. Na lateral esquerda do card a imagem de uma interrogação em cor rosa.
Na parte inferior e na cor preta as logomarcas Universidade Promotora de Saúde, PROAF e UFSB.

E-mail da Seção de Produção de Saúde e Cuidado: promocaodasaude@ufsb.edu.br

Instagram da CQV: @qualidadedevida.ufsb    - https://www.instagram.com/qualidadedevida.ufsb/