Dica Cultural: “O último navio negreiro”.

Para celebrar o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e de sua Abolição, 23 de agosto, trouxemos como dica cultural o filme “O último navio negreiro”. O filme é um documentário e é a ponta de um iceberg que inclui ainda a gentrificação de uma comunidade, a manutenção do câncer entre toda uma cidade, a transformação do parque geográfico local, a retirada de seu lugar de origem sendo refeita através dos tempos. É uma sucessão de absurdos que começa em 1860 e parece não ter mais fim, com ainda hoje respingando novos capítulos de opressão, negligência e banditismo típico de um modelo de sociedade que já deveria ter sido extinto, mas que insiste em ainda demonstrar poder.
O filme nos convida a refletir sobre os absurdos que as novas gerações não viveram, para que elas mesmas escolham não entrar por esse lugar repetido de manutenção de opressões históricas.
A #DicaCultural é uma ação da Seção de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/PROAF e tem o objetivo de compartilhar dicas de filmes e livros acessíveis à comunidade estudantil da UFSB.
Redes Sociais