Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Notícias > Dezembro Vermelho 2021 - Mês de conscientização e combate ao HIV / AIDS
Início do conteúdo da página
Notícias - Promoção à Saúde Estudantil

Dezembro Vermelho 2021 - Mês de conscientização e combate ao HIV / AIDS

  • Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 14h03
  • Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 14h49
  • Acessos: 1538

1.png

 

Dezembro Vermelho 2021 - Mês de conscientização e combate ao HIV / AIDS

 

2.png

Você conhece essa campanha?

 

3.png

 

O Dezembro Vermelho é uma campanha que visa mobilizar a luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

 

4.png

Você Sabia?

O laço vermelho utilizado nas campanhas simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS.

6.png

Como ocorre a transmissão do HIV?

Através de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

 

7.png

 

Existe tratamento para infecção por HIV?

Sim. Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico.

 

8.png

Qual a diferença de DST e IST?

DST é o termo que significa Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Devido a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas, o termo foi substituído por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

 

9.png

Como podemos prevenir HIV/AIDS e IST?

Através do uso de preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV(PEP), profilaxia pré-exposição (PREP), imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, entre outros.

 

10.png

Referências

Ministério da Saúde. Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/

UNAIDS- Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. Confira as ações do Dezembro Vermelho que tiveram apoio do UNAIDS, 2019. Disponível em: https://unaids.org.br/2019/12/confira-as-acoes-do-dezembro-vermelho-que-tiveram-apoio-e-participacao-do-unaids/

 

Fim do conteúdo da página