Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tira dúvidas sobre COVID-19 - O que é vacinação?

Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 13h59 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 11h13 | Acessos: 1760

A recente aprovação e início da vacinação no Brasil, traz uma série de dúvidas e incertezas sobre o processo de vacinação.

Nesse momento, a veiculação de informações corretas e baseada em evidências científicas torna-se um importante estímulo à vacinação e combate a desinformação e as fake news, podendo frear o avanço da pandemia no país.

Diante disso, a Universidade Federal do Sul da Bahia, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida da Pró Reitoria de Ações Afirmativas, lança uma série de publicações semanais, em formato de Cards, intitulada de: "Tira dúvidas da COVID-19". Essas publicações visam incentivar a vacinação, por meio da divulgação de informações fidedignas e atualizadas.

 

Azul Escuro e Laranja Simples Pesquisa Cartaz 8

Tira dúvidas sobre COVID-19

O que é vacinação? 

A vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças nocivas, antes que entrem em contato com elas. O mecanismo de ação da vacina consiste na utilização de defesas naturais do seu corpo, através da produção de anticorpos, para criar resistência a infecções específicas e tornar o sistema imunológico mais forte.

Não há risco de infecção ou desenvolvimento de doença, através da vacinação, uma vez que as vacinas contém apenas formas mortas ou enfraquecidas dos microrganismos, como vírus ou bactérias.

No Brasil, as vacinas podem ser administradas por via oral,a exemplo da vacinapoliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) e vacina rotavírus humano, ou por via parenteral, a exemplo da vacina BCG, vacina raiva humana, sarampo, febre amarela (atenuada), tétano, hepatite B (recombinante) e vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada).

A maior parte dos imunobiológicos ofertados pelo Programa Nacional de Imunização-PNI é administrada por via parenteral. As vias de administração parenterais diferem em relação ao tipo de tecido em que o imunobiológico será administrado.

Tais vias são as seguintes: intradérmica, subcutânea e intramuscular.

 

Fontes:

World Health Organization (WHO), Vaccines and immunization: what is vaccionation?, 2020. Disponível em:

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/vaccines-and-immunization-what-is-vaccination?

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf

 

Fim do conteúdo da página