Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Ação Bem-estar > Dicas para a criação de novos hábitos saudáveis

Dicas para a criação de novos hábitos saudáveis

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 10h52 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 10h59 | Acessos: 546

Sabemos que estabelecer uma nova rotina nem sempre é uma tarefa fácil. Mas existem algumas técnicas e estratégias que podem ajudar.

Se você deseja criar um novo hábito dentro de expectativas realistas, venha conferir nossas dicas para a criação de hábitos saudáveis.

Essa iniciativa faz parte das ações de bem-estar, promovida pela Seção de Promoção à Saúde Estudantil/CQV/DACE/PROAF.😉

1SER45.png

Dicas para a criação de novos hábitos saudáveis

Saiba como colocar suas metas em prática.

2FRYU68.png

O que são hábitos?

São ações desencadeadas de forma automática em resposta a sugestões contextuais que foram associadas ao seu desempenho.

Por exemplo, lavar automaticamente as mãos (ação) após usar o banheiro (sugestão contextual).

3XAS14.png

Como criar um novo hábito saudável?

Confira aqui 5 dicas que poderão ajudar você a cumprir suas metas.

4CDFG47.png

Como criar um novo hábito saudável?

1) Decida uma meta que você gostaria de alcançar para sua saúde.

A meta deve ser pessoal. O progresso de uma meta comportamental autodeterminada além de apoiar o senso de autonomia, é uma ação mais fácil de ser inserida na sua rotina.

5YTHG78.png

Como criar um novo hábito saudável?

2) Para cada meta, defina ações simples que podem ser realizadas diariamente.

A ideia é repetir uma única ação específica (por exemplo, comer uma fruta) em um contexto consistente (no café da manhã).

Pequenas mudanças comportamentais devem ser encorajadas porque o fracasso pode ser desencorajador.

Estabelecer diversas ações, embora afaste o tédio, exige esforço e depende da manutenção da motivação, sendo incompatível com o desenvolvimento da automaticidade.

6CDSA478.png

Instalando novos hábitos

Repita um comportamento escolhido no mesmo contexto, até que se torne automático e sem esforço.

7BGH785.png

Como criar um novo hábito saudável?

3) Planeje quando, onde e como você fará a ação escolhida.

Deve ser escolhido um contexto apropriado para realizar a ação. O contexto deve ser algo frequente e dentro de uma rotina diária existente, como por exemplo, um evento (quando chego ao trabalho) ou uma hora do dia (depois do café da manhã).

8GFRTN3.png

Como criar um novo hábito saudável?

4) Toda vez que você encontrar esse tempo e lugar, faça a ação.

Isso ficará mais fácil com o tempo e, em 10 semanas, você descobrirá que está fazendo isso automaticamente, sem nem mesmo ter que pensar nisso.

5) Planeje o enfrentamento de barreiras com antecedência.

Planejar os imprevistos ajuda a promover ainda mais adesão às intenções de ações.

9VCDA58.png

Como criar um novo hábito saudável?

Você pode usar uma folha de marcação diária até que seu novo hábito se torne automático. Você pode avaliar como parece automático no final de cada semana, para vê-lo ficando mais fácil.

10CDF7458.png

Resumindo...

Nem sempre a motivação estará envolvida na formação de novos hábitos, mas sim, a repetição comportamental.

Referências: GARDNER, B.; LALLY, P.; WARDLE, J. Making health habitual: the psychology of 'habit-formation' and general practice. British Journal of General Practice, v.62, n.605, p.664-666, 2012.

PHILLIPS, L.A.; JOHNSON, M.; KIMBERLY, R.M. Experimental test of a planning intervention for forming a ‘higher order’ health-habit. Psychology & Health, v.34 ,n.11 , p.1328-1346, 2019.