DICAS DA NUTRI: Você também tem dúvidas sobre quais nutrientes seu corpo precisa?
Ei, estudante!
Você também tem dúvidas sobre quais nutrientes seu corpo precisa?
Fale com a Nutri!
A necessidade nutricional foi proposto por vocês como um dos principais temas para a ação “Promovendo Alimentação Saudável na UFSB”, realizada pela Seção de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/PROAF.
Quer sugerir temas para essa ação?
Então, preencha o formulário disponibilizado no link a seguir: https://forms.gle/gtYseAaE48cC1F9J7
Lembramos que essa ação tem o objetivo de contribuir com a formação de hábitos alimentares mais saudáveis e a promoção da saúde entre universitários durante o seu percurso acadêmico.
Estamos aqui para vocês!

Quais nutrientes seu corpo precisa?
Carboidratos
Água
Proteínas
Fibras
Vitaminas e Minerais
Lipídios

O que é Necessidade Nutricional?
É a quantidade de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiências. As necessidades nutricionais variam em relação aos diferentes estágios da vida.

Quais alimentos devo consumir?
A pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira foi desenvolvida com o objetivo de tornar compreensível os conhecimentos científicos sobre a ingestão alimentar em um instrumento que facilitasse a seleção e o consumo de todos os grupos de alimentos.
Fonte: Philippi, S.T. Redesenho da Pirâmide Alimentar Brasileira para uma alimentação saudável, 2013.
*A pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira apresenta o número de porções para uma dieta de 2000kcal. Para uma dieta individualizada, procure um/a nutricionista na unidade de saúde mais próxima a você.

Proteína
Principal componente estrutural das células do corpo humano, desempenha importantes funções, além de seus componentes, os aminoácidos, servirem como precursores de ácidos nucleicos, hormônios, coenzimas, entre outros.
Fonte: presente em diversos grupos alimentares e, especialmente, em alimentos como carnes, leites e derivados, frutos do mar, ovos e leguminosas.
Carboidratos
Esse macronutriente tem a função de prover energia para as células, especialmente do cérebro, que é o único órgão glicose-dependente.
Fonte: presente em diversos grupos alimentares e, especialmente, em alimentos como pães, massas, tubérculos, raízes, frutas e doces.

Lipídios
São a maior fonte de energia do organismo, além de desempenharem um papel importante nas membranas celulares, especialmente do tecido nervoso e da retina.
Fonte: presente em diversos grupos alimentares e, especialmente, em alimentos como óleos, oleaginosas e carnes.
Colesterol
O colesterol desempenha papel importante como componente integrante da membrana celular. Entretanto, a ingestão de colesterol deve ser limitada devido à possibilidade de elevação dos níveis de LDL e do aumento do risco de doenças coronarianas.
Fonte: alimentos de origem animal (leites e derivados, carnes, frutos do mar e ovos).

Vitaminas e minerais
As vitaminas e os minerais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Quando não atendidas as necessidades de vitaminas e minerais, pode haver disfunções no organismo e até levar à morte.
Fonte: presente em diversos grupos alimentares de origem animal e vegetal. Para ter uma boa oferta de vitaminas e minerais em sua alimentação, varie os alimentos de sua refeição.

Água
É o principal constituinte do corpo humano, essencial para a homeostase e a vida. A baixa ingestão hídrica pode estar associada à algumas doenças crônicas.
Fibras
As fibras alimentares podem ser:
Solúveis: atuam reduzindo a absorção de carboidratos e lipídios provenientes da dieta e na manutenção do peso.
Fonte: Frutas, verduras, batata, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), psyllium.
Insolúveis: Aceleram o tempo de trânsito intestinal, auxiliando na prevenção de doenças do trato gastrointestinal.
Fonte: camada externa de cereais, casca de vegetais e farelos.

Outras funções dos alimentos
O conhecimento da composição da matriz alimentar e os efeitos de seus constituintes tem mudado a maneira como se vê a relação do ser humano e sua dieta.
Para além da função nutricional, diversos alimentos possuem potencial farmacológico (antimicrobianos, antitrombóticos e antitumorais), atividades hipolipidêmica e hipoglicêmica e ação antioxidantes, a exemplo do alho, gengibre, soja, açafrão, berinjela, linhaça, entre outros.
Embora os estudos de alguns alimentos ainda sejam escassos e controversos, há de se considerar que diversos compostos impactam diretamente na saúde, sendo fundamental a busca pela variedade de alimentos na dieta humana.
Referências: CUPPARI, L. Guia de nutrição : clínica no adulto. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2014
SILVA, R.C.G. et al. Deficiência de vitaminas e sais minerais: papel da tecnologia na prevenção da saúde uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n.10, e4129108700, 2020..
Redes Sociais