DICAS DA NUTRI: Semente da Chia
Ei, Estudante!😃
Você sabia que a chia é uma planta cultivada há séculos e que era consumida pelos maias e astecas com o objetivo de aumentar a resistência física? E mais: devido a sua composição nutricional, a semente de chia fornece proteção contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer! 🤩😱
Quer saber mais sobre esse alimento?🤓
Então vem conferir nossa publicação da Ação “Dica da Nutri: Conhecendo os alimentos” elaborada pela Seção de Promoção da Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/Proaf. Essa ação consiste em publicações mensais com o objetivo de informar às/aos estudantes sobre os benefícios e formas de consumo de alimentos saudáveis.

DICAS DA NUTRI: Semente da Chia

A chia
A chia é uma planta herbácea cultivada no México há séculos. Desde então, são consumidas em algumas regiões como bebida refrescante, sendo as sementes embebidas em água ou suco de frutas.
A semente de chia era consumida principalmente pelos maias e astecas com o objetivo de aumentar a resistência física.
Apresenta elevado valor nutricional com alto conteúdo de ácido alfa-linolênico (ômega-3) e linoleico (ômega-6), antioxidantes, fibra dietética e proteína.

Benefícios à Saúde
As sementes de chia são fontes de compostos antioxidantes. Devido à presença de polifenóis, especialmente o ácido clorogênico, ácido cafeico, quercetina e kaempferol, a semente de chia fornece proteção contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer;
A possibilidade de redução da ocorrência de doenças cardiovasculares está relacionado também com a presença de fibras alimentares e ômega-3;
Um estudo demonstrou que o consumo de 25g de semente de chia por dia/durante 7 semanas foi capaz de promover a elevação dos níveis plasmáticos de ácido alfa linolênico e ácido eicosapentaenoico em mulheres pós-menopausa em 138% e 30%, respectivamente.

Formas de Consumo
A semente de chia é uma importante matéria-prima para a obtenção de alimentos funcionais devido às suas características especiais, oferecendo vantagens em relação a outras fontes disponíveis.
Além de melhorar o valor nutritivo, apresenta grande capacidade para reter água e óleo, características que fazem dela uma candidata natural como aditivo para produtos panificados e como emulsão alimentar (iogurtes e molhos).
A semente de chia é ideal também para o enriquecimento de alimentos para bebês e barras de cereais.
Em casa, você pode utilizar a semente de chia em salada de frutas, iogurte, na produção de pães e bolos e no preparo de pudim de chia.

Você Sabia?
A semente de chia pode ser utilizada em substituição a ovos, no preparo de bolos, sendo capaz de manter a qualidade sensorial do produto.
Além disso, a incorporação de farinha de chia em bolos pode ser realizada com a finalidade de reduzir o teor de gordura vegetal hidrogenada da preparação.
Referências: AVILA NETO, G.; MAGENIS, M.L.; RUTHES, D.C. Chia (Salvia hispanica L.): propriedades nutricionais e uso na gastronomia: uma revisão de literatura. Revista Inova Saúde, v. 9, n. 1, 2019.
COELHO, M. S.; SALAS-MELLADO, M. M. Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos. Brazilian Journal of Food Technology, v. 17, n. 4, p. 259-268, 2014.

Vamos aprender mais uma receita ?
Pudim de Chia
Veja como é fácil inserir a semente de chia em sua refeição.
Confira nossa próxima postagem!
Redes Sociais