Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DICAS DA NUTRI: Morango

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 11h29 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 11h34 | Acessos: 2179

Ei, Estudante!😃

Você sabia que o morango é um pseudofruto que contém vitamina C e flavonóides (compostos fenólicos que possui atividade antioxidante)? E mais: O consumo de flavonóides no alimento está associado à prevenção da maioria das doenças crônicas e degenerativas, por combaterem os radicais livres!🍓

Quer saber mais sobre esse alimento?🤓

Então vem conferir nossa publicação da Ação “Dica da Nutri: Conhecendo os alimentos” elaborada pela Seção de Promoção da Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/Proaf. Essa ação consiste em publicações mensais com o objetivo de informar às/aos estudantes sobre os benefícios e formas de consumo de alimentos saudáveis.

 

DICAS DA NUTRI: Morango

1_25fgta.png

 

2_loasxo.png

O morango.

O morango é um pseudofruto, pois se origina de uma única flor com vários ovários. As características farmacológicas do morango estão relacionadas à presença de vitamina C e flavonóides, compostos fenólicos responsável pela coloração vermelha do morango e que possui atividade antioxidante. O consumo de flavonóides no alimento está associado à prevenção da maioria das doenças crônicas e degenerativas, por combaterem os radicais livres.

 

3sdeop.png

Composição Nutricional

Valor calórico 30 kcal
Carboidrato 6,8g
Proteína 0,9g
Lipídios 0,3g
Fibras 1,7g
Magnésio 10mg
Vitamina C 63,6mg

*Valor em 100g do alimento

Além disso, o morango é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo.

 

4ssaoi.png

Quais os principais flavonóides presentes no morango?

Antocianinas- reduzem o risco de doenças cardiovasculares, já que restringem os níveis sanguíneos de colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade (LDL-Colesterol). Também, apresentam efeitos apoptóticos em células cancerígenas e limitam a atividade das enzimas α-glucosidade e α-amilase, responsáveis pela digestão de carboidratos, o que reduz a glicemia sanguínea.

Kaempferol- Possui função antioxidante, reduz o estresse oxidativos e modula uma série de eventos relacionados à proliferação, metástase e morte de células cancerígenas.

 

Referências: NUNES,V.;NOVELLO,D. Ação antioxidante e propriedades funcionais do morango no organismo humano. Revista Valore, v. 5, e-5004, 2020.

TACO- Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4.ed. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

 

5esssopi.png

O morango é muito utilizado, tanto in natura quanto em sobremesas (na forma de doces e tortas), sucos, iogurtes, geleias e saladas.

Vamos aprender mais uma receita ?

Veja como é fácil incluir o morango em nossa refeição.

Confira nossa próxima postagem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página