DICAS DA NUTRI: Melancia
Você sabia que a melancia é uma fruta cultivada em diversos países do mundo e que possui elevados teores de carotenos, vitaminas B1, B2, B3, B6 e C? E mais: além do elevado valor nutricional, a melancia apresenta grande versátilidade, podendo ser aproveitada de forma integral, ou seja, sua casca e semente também podem ser consumidas!🤩😱
Quer saber mais sobre esse alimento?🤓
Então vem conferir nossa publicação da Ação “Dica da Nutri: Conhecendo os alimentos” elaborada pela Seção de Promoção da Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/Proaf. Essa ação consiste em publicações mensais com o objetivo de informar às/aos estudantes sobre os benefícios e formas de consumo de alimentos saudáveis.

Dica da Nutri - Melancia

A melancia
A melancia é uma fruta de grande importância econômica, sendo cultivada em diversos países, inclusive no Brasil, em todo território nacional.
Em relação ao aporte nutricional, a melancia possui elevado valor nutricional e baixo valor energético. Apresenta elevados teores de carotenos, como licopeno e compostos precursores da vitamina A, vitaminas B1, B2, B3, B6 e maioritariamente, vitamina C.
Além destas vitaminas, contém sais minerais, incluindo sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e principalmente potássio.

Formas de consumo
Além do elevado valor nutricional, a melancia apresenta grande versátilidade, podendo ser aproveitada de forma integral:
Polpa- consumida crua, em forma de sobremesa refrescante, suco ou molho para massas;
Semente- consumida crua, assada ou em forma de farinha. O sumo das sementes é considerado vermífugo e diurético;
Entrecasca- consumida cozido em forma de doces, moquecas e refogado, podendo ser utilizado como recheio de tortas, quiches etc.

A realidade no Brasil
O consumo das sementes e casca da melancia são habitualmente consumidas em diversos países, a exemplo das sementes assadas no Oriente Médio, na forma de: pão de farinha de sementes de melancia na Índia, sementes de melancia na China, devido aos seus elevados teores em gordura e proteína.
Entretanto, o consumo das sementes da melancia ainda não se tornou um hábito alimentar comum aqui no Brasil, o que resulta em perda nutricional, perda de recursos financeiros e desperdício, o que implica em dano ambiental.

Aproveitamento Integral
As sementes desta fruta, apesar de terem valor nutricional, são geralmente descartadas como subproduto alimentar.
As sementes de melancia são excelentes fontes de proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. As propriedades funcionais e medicinais são atribuídas à presença de compostos bioativos como ácidos fenólicos, flavonóides, carotenóides e alcaloides, que são excelentes fontes de antioxidantes naturais.
Dessa forma, o uso de subprodutos alimentares como ingredientes, além de promover o enriquecimento de alimentos, tem sido uma forma de reduzir a poluição e garantir a sustentabilidade ambiental.
Referências:
ALMEIDA, M.L.B. et al. Caracterização físico-química de melancia 'Quetzali' durante o desenvolvimento. Revista Caatinga, v. 23, n. 4, p. 28-31, 2010.
VINHAS, A.S.S. Uma revisão das atividades biológicas de sementes de Citrullus lanatus (cucurbitaceae). 2018. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências da Nutrição, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2018.

Vamos aprender mais uma receita ?
Frigideira de Melancia
Veja como é fácil utilizar integralmente a melancia em nossa refeição.
Confira nossa próxima postagem!
Redes Sociais