Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DICAS DA NUTRI: Aveia

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 14h21 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 14h23 | Acessos: 4202

1_cvf.png

 

Dica da Nutri: Aveia

 

2_fre.png

A aveia

 A aveia é um cereal pertencente a família Poaceae e gênero Avena, cultivado e distribuído em seis continentes.

O cereal possui múltiplas formas de utilização: matéria prima industrial para a produção de cosmético e insumos para indústria química, produção de grãos para consumo humano e consumo animal.

Na alimentação humana, a aveia tem sido empregada na produção de alimentos infantis, cereais matinais, granola, musli, barra de cereais, produtos forneados ou assados (pães, biscoitos, bolos, etc.), como ingrediente para engrossar sopas, molhos e para aumentar o volume de produtos cárneos.

 

3_klu.png

 

Composição Nutricional

A aveia é uma boa fonte de fibra dietética solúvel rica em B-glucana, que é considerada um componente bioativo na redução de respostas pós-prandiais de glicose e insulina, atuando na melhora da sensibilidade à insulina, mantendo o controle glicêmico e regulando os lipídios sanguíneos.

A aveia também tem uma composição proteica elevada. Quando comparada com o trigo e outros cereias, a aveia possui uma boa composição de aminoácidos, sendo encontrados os seguintes aminoácidos: valina, isoleucina, leucina, treonina, metionina, tirosina, fenilalanina, histidina, lisina, triptofano, ácido aspártico, serina, ácido glutâmico, prolina, glicina, alanina.

Este cereal também é rico em uma grande variedade de compostos fenólicos com atividade antioxidante comprovada in vitro e in vivo. Dentre os compostos antioxidantes destacam-se, especialmente os flavonóides.

 

4_wsa.png

 

A aveia e os benefícios à saúde

 

O uso da farinha e do farelo de aveia tem auxiliado no controle de doenças, devido a presença de elevado teor de polissacarídeos, proteínas, minerais e lipídeos benéficos à saúde.

 

Aveia e Dislipidemia

Entre os polissacarídeos presentes na aveia, destacam-se as beta-glucanas (B-Glucana), componentes estruturais das paredes celulares dos cereais, que atuam na melhora do perfil lipídico, na redução da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e no aumento da lipoproteína de alta densidade (HDL) em indivíduos com hipercolesterolemia, e consequentemente na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e suas respectivas complicações.

 

5_cvt.png

 

AVEIA E DIABETES

Por ser uma boa fonte de B-glucana, fibra dietética solúvel com numerosos benefícios para a saúde, a aveia pode auxiliar na redução dos níveis de glicose pós-prandial, melhora na resposta glicêmica, na sensibilidade à insulina e regulação dos lipídios sanguíneos, sendo ótima alternativa para indivíduos com Diabetes.

 

AVEIA E OBESIDADE

Além de melhorar a tolerância à glicose, reduzir a glicemia pós-prandial, a B-Glucana, quando consumida por indivíduos com sobrepeso e obesidade, pode e aumentar a saciedade. 

 

6_nmk.png

Aveia e Trato Gastro Intestinal

Distúrbios e doenças gastrointestinais como a síndrome do cólon irritável, hérnia de hiato, apendicite, diverticulite, doença de Crohn, hemorróidas e constipação intestinal têm sido correlacionadas com a ingestão de fibra alimentar. Embora a etiologia desses distúrbios e doenças não tenha sido atribuída unicamente à ingestão reduzida de fibra na alimentação, o aumento da ingestão de fibra alimentar tem sido considerado de fundamental importância para reduzir as complicações causadas por essas doenças.

 

Atenção!

O consumo da aveia pode proporcionar efeitos diferentes ao organismo humano. Embora ainda haja divergência na literatura sobre a quantidade diária a ser consumida, alguns autores têm sugerido a ingestão de 2,5 a 3g de aveia ao dia.

Referências: MALANCHEN,B.E. et al. Composição e propriedades fisiológicas e funcionais da aveia. FAG Journal of Health, v.1, n.2, p.185, 2019.

 

7_azxe.png

Vamos aprender mais uma receita ?

Aveioca de Marguerita

Veja como é fácil incluir a aveia em nossa refeição.

Confira nossa próxima postagem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página