DICA DA NUTRI - Beterraba
Ei, Estudante!😃
Você sabia que a beterraba é rica em açúcares, possui alta concentração de vitaminas do complexo B e ainda se destaca como uma das hortaliças mais rica em ferro?
Incrível, não é? 🤩
Você quer saber mais sobre esse alimento?🤓
Então vem conferir nossa publicação da Ação “Dica da Nutri: Conhecendo os alimentos” elaborada pela Seção de Promoção da Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/Proaf. Essa ação consiste em publicações mensais com o objetivo de informar às/aos estudantes sobre os benefícios e formas de consumo de alimentos saudáveis.😉


Benefícios da Beterraba
Possui alta concentração de vitaminas do complexo B.
Possui alta concentração de nitrato inorgânico (NO₃) e, por isso, melhora o processo de relaxamento e contração muscular, sendo utilizada como pré-treino.
A beterraba é rica em açúcares.
Suas folhas são nutritivas e contêm cálcio, beta-caroteno e ferro. Para utilizá-las pique as folhas e cozinhe-as da mesma maneira que o espinafre.
Possui minerais como sódio, potássio, zinco e cobre. Além disso, destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas.
Contém betalaína, responsável por sua cor característica e pela propriedade antioxidante.

#DicaDaNutri
Utilize a beterraba para fazer receitas e consumi-las frequentemente. Para te ajudar, deixamos aqui algumas sugestões de como incluir a beterraba no seu cardápio:
1. Tapioca
2. Bolo e brownie
3. Crepe
4. Homus
5. Nhoque
6. Pão
7. Purê
8. Farofa
9. Suco
Referências: CAIXETA, I.V.P.Efeito ergogênico da suplementação do suco de beterraba no exercício físico. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, e4711931724, 2022.
EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Hortaliça: como comprar, conservar e consumir- Beterraba. 2.ed. 2016. disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/BETERRABA_CCCC_2017.pdf/9d77503c-d3cf-2f58-b2c1-bd1df3c9bf5a
SULTANUN, R.F.S. Influência da ingestão do suco de beterraba (Beta vulgaris L.) sobre o controle da pressão arterial. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p. 34683-34696, 2021.

Redes Sociais