DICA DA NUTRI - Amendoin
Ei, estudante!😊
Você sabia que o amendoim é o alimento mais presente no consumo alimentar dos brasileiros, tanto na forma in natura ou como ingrediente de diversos produtos alimentícios?
Além da sua importância nutricional, o grão apresenta-se como fonte potencial de compostos antioxidantes como os compostos fenólicos, carotenoides, ácido ascórbico e tocoferóis, sobressaindo qualidades únicas que podem ser benéficas à saúde dos indivíduos?
Incrível, não é? 🤩
Você quer saber mais sobre esse alimento?🤓
Então vem conferir nossa publicação da Ação “Dica da Nutri: Conhecendo os alimentos” elaborada pela Seção de Promoção da Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida/DACE/Proaf. Essa ação consiste em publicações mensais com o objetivo de informar às/aos estudantes sobre os benefícios e formas de consumo de alimentos saudáveis.😉


Benefícios do Amendoim
É fonte de proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais.
Apresenta-se como fonte potencial de compostos antioxidantes como os compostos fenólicos, carotenoides, ácido ascórbico e tocoferóis
É uma leguminosa de alto valor nutricional.
Possui propriedades antitumorais, hipocolesterolêmicas e de proteção cardiovascular.
Possui elevado teor de lipídeos, de 39 a 56%, dentre os quais se destacam os ácidos graxos insaturados.

#DicaDaNutri
Utilize o amendoim para fazer receitas e consumi-lo frequentemente. Para te ajudar, deixamos aqui algumas sugestões de como incluir o amendoim no seu cardápio:
1. Pães
2. Milk-shake, "leite" vegetal e chá
3. Petisco, paçoca e pé de moleque
4. Pasta de amendoim
5. Biscoitos
7. Molho para saladas e carnes
6. Pudim, mousse e tortas geladas
8. Bolo
9. Sorvete
Referências: ARAÚJO, J.M. et al. Determinação da atividade antitríptica em proteínas de produtos do amendoim isoladas por cromatografia de afinidade. Quim. Nova, v. 37, n. 10, p.1618-1623, 2014. LOZANO,M.G. Amendoim (Arachis hypogaea L.): composição centesimal, ácidos graxos, fatores antinutricionias e minerais em cultivares no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo. São Paulo , p.87. 2016.

Redes Sociais