Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Setor de Acessibilidade e Inclusão > Notícias > "Dicas de Cuidados com a visão"
Início do conteúdo da página
Notícias - Acessibilidade e Inclusão

"Dicas de Cuidados com a visão"

  • Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 10h59
  • Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 22h45
  • Acessos: 1178

cbb4b690 9e60 495c 8baa 0d7d46309d08

Fonte:https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/como-diminuir-o-cansaco-visual-por-uso-do-computador,870be6fdac684882c928b656b0560418dtw751md.html (essa referência é da imagem)

Se você fica mais de 3 horas por dia exposto a telas (computador, celular, tablet ou televisão) você pode estar predisposto a desenvolver a Síndrome Visual Relacionada ao Computador (SVRC), também conhecida como Síndrome Visual do Computador (SVC).

Mas o que é SVRC?

É uma síndrome caracterizada por cansaço visual, ardência, irritação e dor ocular, sensação de corpo estranho nos olhos, dor de cabeça, visão turva, dor na nuca ou nas costas e olhos secos.
Embora não haja evidências científicas convincentes de que os monitores de vídeo sejam prejudiciais aos olhos, o uso excessivo ou inadequado desses recursos tem sido associado a sinais e sintomas, principalmente oculares e musculoesqueléticos, nos últimos anos. Além disso, o fato de estarmos expostos a telas faz com que a gente pisque pouco ocasionando ressecamento dos olhos, alterações retinianas e miopia.

No atual contexto de isolamento social, em que as tecnologias digitais são uma oportunidade de manutenção das relações sociais, o Setor de Promoção à Saúde Estudantil/CQV/PROAF trouxe algumas dicas da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB) para que você cuide da sua visão e permaneça conectado com seus amigos e/ou familiares:

- A cada 1 hora de uso de tela recomenda pausas de 5 a 10 minutos, sem olhar para tela. Para turnos de 4 horas de uso de tela, recomenda-se intervalos maiores;

- Você pode aproveitar esse momento de descanso das vistas para alongar o pescoço e a coluna. Disponibilizamos em nosso site uma cartilha para auxiliar nos alongamentos, para conhecer, clique aqui;

- Use colírio hidratante (sem cortisona) de 2 a 4 vezes por dia;

- Para as pessoas que usam lente de contato, o ideal, se possível durante esse período de isolamento, é deixar as lentes e usar óculos. Caso não seja possível usar óculos, em caso de graus altos, tenha o cuidado de lavar as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contato com água e sabão. Nesta lavagem não usar álcool gel para não correr o risco de cair no olho e causar irritação. Lave o estojo que guarda as lentes com água e sabão, e enxague bastante. Guarde as lentes na solução de esterilização e troque esta solução diariamente;

- Você pode ajustar as configurações da tela do seu dispositivo para que haja um melhor conforto visual;

- Posicione o monitor a uma distância de 40 a 70 centímetros dos olhos. O topo do monitor deve estar à altura dos olhos e ligeiramente inclinado para cima;

- Tome cuidado com luzes incidindo diretamente sobre os olhos, como luminárias de mesa;

- No momento que não tiver a necessidade de usar os dispositivos digitais, aproveite o tempo para ficar com familiares, praticar esportes e descansar.

Referências:
SBO-Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para os riscos a visão com o aumento do uso de telas de smartphones, tablets e computadores, 2020. Disponível em: https://sboportal.netlify.app/regulamentos/covid-19-e-uso-excessivo-de-computadores. Acesso em: 19 Jun 2020.
PERIN, A.N. et al . Ergophthalmology in accounting offices: the computer vision syndrome (CVS). Rev. bras.oftalmol., Rio de Janeiro , v. 76, n. 3, p. 144-149, June 2017 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802017000300144&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Jun 2020.

 

Fim do conteúdo da página