Página inicial > DACE > CQV > Setor de Acessibilidade e Inclusão > Notícias > 23 e 24 de abril são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional de Educação de Surdos e o Dia da Língua Brasileira de Sinais
Notícias - Acessibilidade e Inclusão

• Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 08h12
  • Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 08h13

Card Libras

Nos dias 23 e 24 de abril são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional de Educação de Surdos e o Dia da Língua Brasileira de Sinais, por isso o Setor de Acessibilidade e Inclusão, da Coordenação de Qualidade de Vida (CQV/PROAF), aproveita para elucidar algumas informações sobre essa língua que é tão importante para a inclusão e quebra de barreiras entre ouvintes e a comunidade surda.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua formada a partir da combinação de cinco parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, expressão facial e/ou corporal e direcionalidade. Ela é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

Assim como existem várias línguas faladas no mundo, também existem várias línguas de sinais. Cada país tem sua própria língua de sinais. Além disso, um mesmo sinal em regiões diferentes do país pode apresentar significado diferenciado.

A Libras é reconhecida pela Lei 10.436/2002 como a primeira língua da Comunidade Surda brasileira, sendo a segunda a Língua Portuguesa. Para que a Libras seja, amplamente, divulgada faz-se necessário a divulgação e realização de ações/cursos, a fim de que todos conheçam/aprendam a sua importância na comunicação e inclusão. Aproveitamos e te convidamos a conhecer dois blogs que abordam esse e outros temas:

#ParaTodosVerem: Card em formato retangular, de cor azul, contendo texto, de cor branca, a palavra Libras e o Sinal: de Libras. Abaixo as sílabas Li traço bras, seguida dos dizeres:  É a sigla de Língua Brasileira de Sinais. É uma língua, legalmente, reconhecida como meio de comunicação e expressão da Comunidade Surda brasileira, desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras utiliza sinais, expressões faciais e/ou corporais, e é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social. Abaixo e de cor branca: Pró-Reitoria de Ações Afirmativas; Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Promotora de Saúde.

Referência:

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: L10436 (planalto.gov.br). Acesso em: 20 abr. 2021.