Página inicial > DACE > CQV > Setor de Acessibilidade e Inclusão > Notícias > 21 de Março- Dia Internacional da Síndrome de Down
Notícias - Acessibilidade e Inclusão

21 de Março- Dia Internacional da Síndrome de Down

• Publicado: Domingo, 21 de Março de 2021, 13h06
  • Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 13h34

WhatsApp Image 2021 03 23 at 12.05.43

No 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Por isso, o Setor de Acessibilidade e Inclusão, da Coordenação de Qualidade de Vida/Proaf, traz algumas informações e curiosidades.

A Síndrome de Down ou Trissomia do 21 não é uma doença e sim, uma ocorrência genética em que, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias. Foi descrita pela primeira vez em 1866.

O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas e “Down” o sobrenome do médico e pesquisador (John Langdon Down) primeiro a descrever a associação dos sinais.

Apesar das pessoas com Síndrome de Down terem algumas semelhanças físicas entre si, como: olhos amendoados, baixo tônus muscular, entre outras, é importante lembrar que cada uma é única e que, todas, incondicionalmente, merecem respeito e inclusão.

Referências:
BRASIL. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
Movimento Down:http://www.movimentodown.org.br/

#ParaTodosVerem: Card em formato quadrado de cor azul- marinho, à direita imagem de laço de fita nas cores azul e amarelo. À esquerda e em cores brancas: 21 de março, seguido por Dia Internacional da Síndrome de Down em letras maiúsculas e de cor amarela. Na parte inferior e de cor branca: PROAF- Pró- Reitoria de Ações Afirmativas; UFSB- Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Promotora de Saúde.