Página inicial > DACE > CQV > Setor de Acessibilidade e Inclusão > Notícias > 08 de Abril de 2023: Dia Nacional do Sistema Braille
Notícias - Acessibilidade e Inclusão

08 de Abril de 2023: Dia Nacional do Sistema Braille

• Publicado: Sábado, 08 de Abril de 2023, 08h29
  • Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2023, 09h01

Hoje é comemorado o dia Nacional do Sistema Braille, a data foi instituída pela Lei nº 12.266/2010 com o intuito de divulgar e destacar a importância do sistema braile na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa cega, por meio de algumas ações entre essas o  fortalecimento do debate social acerca dos direitos da pessoa cega e a sua plena integração na sociedade, além da difusão de informações na prevenção da cegueira.

O Braille é um sistema de códigos táteis em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números, pontuações, códigos aritméticos, etc. Podendo ser impresso em diferentes materiais, desde o tradicional papel, até madeira ou metal e sendo lido/interpretado com os dedos.

Você sabia que José Álvares de Azevedo foi o professor responsável por trazer o Sistema Braille ao país e considerado o patrono da educação de cegos no Brasil?!

Aproveitemos para refletir sobre os desafios da inclusão das pessoas com deficiência visual na nossa sociedade.

Dia_Nacional_do_Sistema_Braille_1sdgsdg.png

Referência:

BRASIL. Lei n°12.266, de 21 de junho de 2010. Institui o Dia Nacional do Sistema Braille. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12266.htm

#Descrição da imagem: Card de formato quadrado, formado por imagem de um pessoa com deficiência visual sentada em uma cadeira realizando a leitura de um caderno, posicionado em cima de uma mesa, com texto em braille. Ao fundo parede de cor verde clara e com uma estante com livros e objetos, um relógio de parede e alguns vasos com plantas no chão. Na parte superior do card Dia Nacional do Sistema Braille - 8 de Abril. Na margem inferior as logomarcas em cor azul: Proaf, UFSB 10 anos e Universidade Promotora de Saúde.